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ANÁLISE
 

SOM

                   
8

8.6

ótimo

Pontos Positivos
* Gráficos melhorados  * Mundo imenso * Jogabilidade melhorada * Novos combos e modelos de mutantes * Vida útil do game aumentada
Pontos Negativos
* Algumas músicas do jogo anterior estão nesse jogo * Modo co-op sem a Coco no PS2 * Câmera fixa atrapalha em alguns momentos
GRÁFICOS
                   
9
DESAFIO
                   
10
JOGABILIDADE
                   
8
GERAL
                   
8
 
Análise do Jogo
por Paulo DB

          Após tanta especulação sobre o jogo, sobre os personagens, sobre a jogabilidade, gráficos, finalmente o jogo Crash Bandicoot: Mind Over Mutant é lançado para PlayStation 2, Nintendo Wii, XBox 360 e para os portáteis PSP e DS (versão que terá Review próprio, já que a sua versão foi feita especialmente para o portátil). Você perceberá que na maior parte deste review eu farei comparações com o jogo Crash of the Titans, o que é inevitável.

          O jogo conta os fatos ocorridos após o final de Crash of the Titans. O enredo conta que Neo Cortex e Nitrus Brio se unem para criar um equipamento capaz de controlar as mentes dos bandicoots. Crash, Crunch e Coco estão em Wumpa Island tentando consertar o Doominator que caiu sobre a ilha no final do outro jogo, quando eles vêem uma propaganda do tal equipamento na TV, logicamente falando coisas falsas sobre o mesmo. Os nossos amigos se entusiasmam e é aí que começa a aventura. Crash terá que salvar Crunch e Coco dos planos maléficos de Neo Cortex e Nitrus Brio.

         Agora, tecnicamente falando, Mind Over Mutant possui uma qualidade gráfica superior ao seu antecessor, CoTT, porém desta vez os vídeos não são In-Game como antes. A idéia da Radical foi a de fazer os vídeos com os mais diferentes designs de desenhos animados. Poucos são os vídeos In-Game e nenhum em CG, o que me decepcionou, pessoalmente. Esse ponto é positivo, porém esperávamos uma evolução tecnológica nos jogos do Crash. Falando sobre a jogabilidade, ela continua boa como no jogo anterior. Ainda temos vários combos para utilizar, porém com alguns movimentos novos para Crash, como o Roll-and-Counter, que é um movimento de esquiva que Crash pode usar contra os mutantes ao apertar o botão Triângulo no momento do ataque inimigo, mas esse movimento não é muito eficaz, pois deve ser realizado com perfeição. Além desse movimento, temos também a continuação dos upgrades de movimentos naturais de Crash, como giro e a força dos combos. Temos a inclusão, mais que bem vinda, de podermos guardar um mutante para usarmos em outra locação dos mundos, como se o estivesse carregando no bolso. Agora está mais difícil de fazer upgrades. Uma adição legal para o jogo, foi que agora podemos fazer upgrades nos mutantes também. São 5 upgrades para cada um dos 12 mutantes. Os mutantes do jogo são: Snipe, Spike, Stench (com visual novo), Scorporilla, Yuktopus, Ratcicle, RhinoRoller, Magmadon, Sludge, Battler, TK, Grimly (esses dois são novos no jogo e possuem os poderes de levitar objetos e controlar o tempo, respectivamente). Como prometido pela Radical, nas versões PS2 e PSP não podemos jogar com Coco Bandicoot, fato lastimável. Nas versões X360 e Wii, Coco é jogável e ela apresenta combos próprios, porém só é jogável no modo co-op. Ela está praticamente no lugar do Carbon Crash, ganhando apenas animações específicas. Quando ela não está no jogo, ela aparece como uma máscara Aku Aku que pode atirar projéteis nos adversários.

           Sobre os sons do jogo: eles utilizaram algumas músicas do jogo Crash of the Titans, o que nos dá a impressão que faltou criatividade para criar novas músicas para o game. A música de abertura é bem legal, porém poderiam ter feito remixes (pelo menos) para locações repetidas do jogo anterior, como a própria Wumpa Island. Os efeitos sonoros e dublagens ficaram muito bons, porém poderiam ter incluído a opção de colocar legendas durante os vídeos ou no jogo. Com relação ao desafio, esse foi o ponto alto do jogo e foi bem aprimorado. Agora, você demorará mais tempo para completar o jogo com 100% logo de imediato, o que é bom por um lado, mas por outro não, pois você deverá ficar muito tempo num mundo para completar os desafios, ou até andar do mundo 1 para o 3 só para pegar um mutante para o desafio do mundo 2, ou sair do mundo 4 para o mundo 1 só para cumprir um desafio no mundo 3. São 23 missões da história do jogo e 50 missões extras que incluem coletar mojos verdes pelo cenário ou coletar uma série de bonecos voo-doos nas áreas dos mundos.

           Um detalhe que atrapalhou muito no jogo foi a câmera que fica o tempo todo fixa e só gira para o lado que o jogo quiser. Você não tem mais a opção de girar a câmera como num jogo free-roaming mesmo, apesar da própria empresa afirmar que o jogo era free-romping, mesmo assim a idéia não foi bem aproveitada. Se a câmera fosse como nos jogos antigos do Crash em que ela se aproximava das costas de Crash quando andando na direção do horizonte e se afastava de Crash, colocando-o em segundo plano quando quisesse fazer um retorno pelo mesmo cenário, ajudaria bastante. O problema é que não dá para saber o que há no cenário quando retornamos algum pedaço da fase.

          No geral, o jogo ficou bom, mas pecou em alguns detalhes que, nós fãs, nem perceberemos tanto. O jogo foi lançado em 7 de outubro de 2008 para o PS2, X360, Wii, PSP e DS.

 
ANÁLISES DE VISITANTES DO SITE
 
#15 - Data: 05/04/2015 - Identificação: Fagner da Luz dos Santos

SOM

4 "Nada mudou em relação ao jogo anterior, porém as músicas estão com qualidade menor. Agora não só a dublagem é ruim como as cutscenes também... lamentável..."
GRÁFICOS 7 "Não sei porque, mas para mim os gráficos deste jogo são piores do que os do jogo anterior. Novamente temos os personagens com os visuais ridículos, além do Titans terem ficado ruins visualmente em relação ao Crash of the Titans, lá ao menos os Titans pareciam mais ferozes."
DESAFIO 6 "O grande desafio deste jogo é conseguir terminá-lo sem dormir enquanto joga, está fácil mesmo nos níveis mais difíceis e campanha longa torna o jogo chato pra burro, não era como no Crash of the Titans, já que haviam mudado, deveriam ter mantido a ação intensa. Oh joguinho chato..."
JOGABILIDADE 2 "Esta nota é ainda muito alta, estou sendo bonzinho demais. A Radical tentou misturar o estilo clássico com o estilo do Crash of the Titans. O resultado foi um jogo chato e monótono, além de longo demais que nos faz se cansar de jogá-lo. Se havia mudado, mantendo aquele estilo, ficaria menos ruim. O fato dos Titans poderem ser guardáveis, os Reinos do Titans, as missões, a história, tudo contribuiu para que esse jogo fosse péssimo e acabasse enterrando a série para que a Activision jogue terra em cima hoje."
  4.8
#14 - Data: 28/10/2014 - Identificação: Gabriel Uchôa

SOM

5 "O jogo mais fraco do Crash nesse quesito, as músicas são chatas e meio enjoativas."
GRÁFICOS 10 "Excelentes, os cenários são bem detalhados."
DESAFIO 7 "O jogo está mais fácil comparado ao seu antecessor Crash of the Titans."
JOGABILIDADE 9 "Boa e melhorada, com a adição dos pulos nos titans."
  7.8
#13 - Data: 14/04/2014 - Identificação: David Gomes de Araújo

SOM

9.5 "Realmente as músicas desse jogo são ótimas, porém as músicas de Titans estão nele, mas faz pouca diferença."
GRÁFICOS 10 "Os gráficos do jogo ficaram impressionantemente bons."
DESAFIO 9 "O jogo tem um desafio bem temperado, mas chega a ser fácil demais em alguns momentos."
JOGABILIDADE 9 "No geral a jogabilidade é muito boa, porém o modo Co-Op é meio confuso."
  9.4
#12 - Data: 08/10/2013 - Identificação: João Pedro dos Santos Medeiros

SOM

7.5 "Os sons são enjoativos, mas até legais."
GRÁFICOS 8.5 "Os gráficos são legais."
DESAFIO 4 "Não presta. Fases muito fáceis, zerei em poucas horas."
JOGABILIDADE 9 "Os movimentos do Crash são ótimos, mas o pulo dos mutantes é muito ruim."
  7.3
#11 - Data: 24/03/2012 - Identificação: Pedro Augusto Spanhol

SOM

7 "A música não é algo a se reparar."
GRÁFICOS 10 "Ótimos gráficos."
DESAFIO 6 "Um dos Crash's mais fáceis."
JOGABILIDADE 6 "Mudou muito o estilo, comandos mais fáceis, mas não é muito bom."
  7.3
 

"O jogo me lembra mais um God of War infantil do que um jogo do Crash."

#10 - Data: 26/06/2012 - Identificação: Bruno Zilli

SOM

10 "Os sons e as músicas estão ótimos."
GRÁFICOS 10 "Estão bem melhores que os do jogo anterior."
DESAFIO 9.5 "Algumas das missões extras são muito difíceis, e o chefe final (Neo Cortex) é muito fácil."
JOGABILIDADE 10 "A adição do pulo nos titãs e a possibilidade de carregar dois deles são adições ótimas."
  9.9
#09 - Data: 23/08/2010 - Identificação: Lucas Messa - Gravataí/RS

SOM

10 "Tudo bem que algumas músicas sejam do jogo anterior,nem liguei."
GRÁFICOS 9.5 "São bons,mas não tão bons como Crash Twinsanity e Crash of the Titans."
DESAFIO 9 "Os chefes são fáceis e algumas missões são difíceis."
JOGABILIDADE 9 "Foi uma boa idéia fazer o jogo em free-roaming, mas pena que Coco não seja jogável no PS2."
  9.4
#08 - Data: 09/12/2008 - Identificação: Ricardo Augusto de Lima Franco

SOM

9 "Eles poderiam ter colocado mais sons novos, mas não é nada que comprometa o jogo."
GRÁFICOS 10 "Gráficos ótimos. Estranhei um pouco devido ao jogo anterior, mas foi pra melhor."
DESAFIO 9.5 "Desafios bons, mas alguns são bem confusos."
JOGABILIDADE 10 "Bem o estilo de Crash Twinsanity e bem mais gostoso jogar já que não é preciso ficar parando toda hora para pular de fase. Os controles foram para melhor também como a habilidade dos titãs de pular e ter até dois deles consigo."
  9.6
#07 - Data: 07/12/2008 - Identificação: Samuel Henrique B. Silva

SOM

10 "Os sons são bons, principalmente o de entrada, e eles escolheram as melhores musicas do CoTT para repetir."
GRÁFICOS 10 "Estão ótimos, tudo está bonito, os personagens e fases."
DESAFIO 10 "É ótimo, os desafios estão bem divertidos."
JOGABILIDADE 10 "É muito bom jogar no co-op com a mascara mágica e o mundo aberto como em Twinsanity."
  10.0
#06 - Data: 02/11/2008 - Identificação: Caco Monteiro (Blue Dragon do Fórum CSU)

SOM

9 "Músicas do Crash of the Titans, mas que não estragam muito."
GRÁFICOS 9.5 "Realmente ótimos."
DESAFIO 5.5 "O jogo está extremamente fácil e, algumas vezes, muito difícil."
JOGABILIDADE 7 "A câmera atrapalha muito."
  7.8
#05 - Data: 02/11/2008 - Identificação: Leonardo Bazácas

SOM

9 "Porque o jogo tem alguns sons repetidos em diversas fases."
GRÁFICOS 10 "Dá para explorar o cenário como em Twinsanity."
DESAFIO 9.5 "O desafio está ótimo."
JOGABILIDADE 10 "Respeita os comandos e apresenta dificuldade no ponto certo."
  9.6
#04 - Data: 02/11/2008 - Identificação: "victorrob"

SOM

9 "Os sons estão bons."
GRÁFICOS 10 "Está maravilhoso."
DESAFIO 9 "O jogo é bem rápido fora as missões opcionais, mas está bom."
JOGABILIDADE 9 "A câmera fixa atrapalha um pouco."
  9.3
#03 - Data: 27/10/2008 - Identificação: Bruno Follmann

SOM

10 "As músicas estão excelentes."
GRÁFICOS 10 "Os gráficos estão muito bons."
DESAFIO 9 "O jogo está mais fácil em relação ao Crash of the Titans."
JOGABILIDADE 9.5 "Está boa, mas está difícil realizar os combos."
  9.6
#02 - Data: 26/10/2008 - Identificação: Gustavo Henrique

SOM

9 "São bem legais, mas algumas músicas do Crash of the Titans estão nele."
GRÁFICOS 9.5 "Grandes e bonitos, o único problema é que não conseguimos fazer a câmera virar."
DESAFIO 9 "No ponto certo e o jogo não segue um sistema linear de fases como no Twinsanity."
JOGABILIDADE 10 "Está muito boa."
  9.4
#01 - Data: 21/10/2008 - Identificação: Rafael F. Pereira

SOM

9.5 "Os sons são bons, mas alguns são do jogo anterior, mas nada muito grave."
GRÁFICOS 10 "Estão ótimos e a aparência de Crunch e Coco mudou bem. Pena que o Crash não mudou muito."
DESAFIO 9 "É bom, mas há algumas partes que são difíceis de passar."
JOGABILIDADE 10 "É muito bom jogar como em Crash Twinsanity, por se em jogo aberto."
  9.6

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