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ANÁLISE
 

SOM

                   
9

9.4

ótimo

Pontos Positivos
* Gráficos melhorados ao extremo * Muitas fases * O visual de Crash melhorou * Jogabilidade melhorada
 
Pontos Negativos
* Fases fáceis * Não é possível se jogar com Coco nesse jogo
GRÁFICOS
                   
10
DESAFIO
                   
9
JOGABILIDADE
                   
10
GERAL
                   
9
 
Análise do Jogo
por Paulo Moreira - revisado em 27/12/2014

          Em 1996, após o lançamento de Crash Bandicoot, a Naughty Dog já começou a pensar na continuação desse jogo que, para insatisfação deles, só fez sucesso no Japão. Pensando no público americano e europeu, a Naughty Dog se une a Cerny Games e, em parceria com Charles Zembillas, eles desenvolvem o novo visual de Crash Bandicoot. A mudança foi tão drástica que, Cortex Strikes Back ficou bem diferente do antecessor, tanto gráfica como visualmente falando.

          Em 1997 sai Crash Bandicoot 2: Cortex Strikes Back com gráficos muito melhores que o primeiro jogo da série. Com as mudanças que a Naughty Dog fez, o jogo aumentou a renda da empresa, tornando o jogo Crash 2 um dos mais vendidos do ano de 1997.

         Analisando tecnicamente o jogo, ele possui muitas evoluções em comparação ao primeiro Crash lançado em 96. Os gráficos foram melhorados ao quadrado, sendo um dos mais bonitos do PlayStation desde então. O pulo do Crash que, no primeiro, foi feito com poucos sprites, tornando-o medíocre, parecendo falso, desta vez estava mais suave, utilizando assim mais sprites que antes. Os cenários ficaram lindos, muito coloridos, principalmente as fases de chuva (das ruínas) e as da floresta.

         A adição de movimentos ao personagem é um dos pontos altos da jogabilidade de Crash 2. Crash agora pode dar barrigadas no chão para descobrir passagens secretas, destruir caixas mais fortes e, para a alegria de todos, se você morrer, não precisará pegar todas as caixas outra vez como acontecia em Crash 1 (versões americana e européia) que frustravam muitos ao ter que repetir a fase toda de novo. Agora, a contagem das caixas coletadas aparece na tela, bastando apertar Triângulo para saber quantas caixas já coletou, porém não apresenta o total das caixas da fase.

        Os movimentos de Crash continuam simples como na versão anterior, mas com a adição de novos bem úteis e não são difíceis de se realizar.

         As fases de bônus continuam nesse jogo e também foram melhoradas. Agora, você usa uma plataforma para ir às áreas de bônus do jogo. Você coleta os itens da fase bônus e sai normalmente dele, mas sem salvar. O jogo já oferece o Save Game na seleção de fases, aqui chamado de Warp Room (Sala de Transporte).

         Uma coisa que deixou muita gente chateada é o fato de a Naughty Dog apresentar a irmã de Crash - Coco Bandicoot - mas sem poder jogar com ela. Muitos esperavam jogar com Coco Bandicoot, mas não seria nessa aventura que Coco mostraria suas habilidades. Nesse jogo Tawna não aparece, deixando assim uma pergunta no ar: qual era o papel dela então no jogo Crash 1 e por que ela não apareceu nesse jogo já que é uma continuação direta do antecessor?

          Gabriel Santos enviou um e-mail explicando o motivo da Tawna não aparecer neste jogo e nos seguintes: "Tawna era namorada de Crash, até o objetivo do jogo era resgatá-la, mas ela tinha um sex appeal muito exagerado e já que o jogo era mais para crianças, então a retiraram do jogo e isso gerou certa confusão. Eu mesmo, na primeira vez jogando Crash 2 (não manjava nada de inglês), achei que Coco era a nova namorada de Crash ou filha, algo do tipo, mas não irmã. Eu tinha ficado muito confuso do porquê ela ter sumido."

         Os sons continuaram bons. Foi a única coisa boa que vimos em Crash 1 e que, felizmente, continuou nesse jogo. Os sons de chuva nas fases, dos pássaros, dos ecos nas fases no esgoto ficaram bem próximos da realidade.

          Concluindo: o jogo ficou ótimo. Os pontos positivos são vários como citados nessa Avaliação: jogabilidade simples, gráficos espetaculares, sons muito bons e desafio simples. Em 2008 o jogo foi relançado pela loja virtual da Sony - PlayStation Store no PlayStation 3 e PSP.

 
ANÁLISES DE VISITANTES DO SITE
 
#15 - Data: 05/06/2014 - Identificação: Louiz

SOM

10 "Por mim, a trilha sonora deste jogo é a melhor de todas da série. As músicas combinam perfeitamente e são muito originais.'
GRÁFICOS 9.5

"Melhorados em relação ao anterior e estupendos para um jogo de PS1."

DESAFIO 10 "Chegar até Cortex é bem fácil e rápido, porém completar o jogo em 100% já dá uma dificuldade maior. Poderiam ter feito o jogo um pouco mais difícil, mas ainda assim é ótimo."
JOGABILIDADE 9 "Muito bem feita e os controles respondem de uma maneira ótima, e as fases combinam perfeitamente com a jogabilidade."
NOTA FINAL 9.6
#14 - Data: 24/03/2013 - Identificação: Pedro Augusto Spanhol

SOM

8 "Combina com as situações, mas há melhores."
GRÁFICOS 9

"Muito bom pra PS1."

DESAFIO 9 "Difícil, mas poderia ser mais."
JOGABILIDADE 8 "Houve melhora de jogabilidade, mas ainda poderia ser melhor."
NOTA FINAL 8.5
#13 - Data: 26/01/2013 - Identificação: Lucas Messa

SOM

9 "Trilhas e efeitos sonoros dignos de um clássico de Crash Bandicoot."
GRÁFICOS 10

"Houve uma grande evolução em relação ao jogo anterior. Para um jogo de PSOne, supera expectativas."

DESAFIO 9 "Zerar o game é um desafio e tanto, porém a dificuldade está na medida certa."
JOGABILIDADE 9 "Outro item que melhorou em relação ao primeiro game. A variedade de movimentos é muito maior."
NOTA FINAL 9.3
#12 - Data: 02/01/2013 - Identificação: "Planeta Gamers"

SOM

9.5 "Músicas incríveis melhores que as do game anterior. A minha favorita é a da Warp Room. Só o som da cachoeira das fases de água que não me fez das um 10."
GRÁFICOS 10

"Melhorou muito em relação ao Crash 1."

DESAFIO 8 "Não e muito desafiador em questão a dificuldade, mais esconde muitos segredos para pegar as gemas como fases secretas, e etc..."
JOGABILIDADE 10 "A jogabilidade melhorou muito, além de ter trazido novas habilidades."
NOTA FINAL 9.4
#11 - Data: 16/12/2012 - Identificação: João Victor

SOM

9 "Bom, está ótimo, mas as músicas de, por exemplo, fase de água (do negócio que fica na água, não sei o nome) ficou estranho."
GRÁFICOS 9

"Estava ótimo para o PS1 daquela época."

DESAFIO 8 "Algumas vezes é meio estranho o local das gemas coloridas."
JOGABILIDADE 8 "Está ótima, mas um pouco confusa."
NOTA FINAL 8.5
#10 - Data: 10/03/2012 - Identificação: Bruno Rodrigues

SOM

10 "Muito bom, melhor que o antecessor."
GRÁFICOS 10

"Ótimos, o visual do Crash foi melhorado."

DESAFIO 9 "Complicado, mas depois que pega o jeito fica fácil."
JOGABILIDADE 10 "Novos movimentos, o que ajudou muito."
NOTA FINAL 9.8
#09 - Data: 12/02/2012 - Identificação: Leonardo Moreira

SOM

10 "Perfeito! Cada vez melhor!"
GRÁFICOS 10

"Incrível! O visual do Crash melhorou muito! E nas fases de chuva e gelo, ele fica com frio! Gostei muito dessa animação!"

DESAFIO 8 "Ficou muito fácil. Sempre eu termino os 100% em 2 ou 3 dias. Só jogo porque gosto muito mesmo! Mas sem dúvida é mais aliviador saber que não precisa voltar ao começo da fase sempre que morrer."
JOGABILIDADE 10 "Agora ele consegue se agachar e pula mais alto. Isso facilitou muito."
NOTA FINAL 9.5
#08 - Data: 13/01/2012 - Identificação: Arthur Pereira da Silva Bermann

SOM

10 "Perfeito. Ótimo."
GRÁFICOS 9

"Ótimos, de acordo com os nomes das fases."

DESAFIO 8 "Difícil, mas possível."
JOGABILIDADE 9 "Bem simples."
NOTA FINAL 9.3
#07 - Data: 16/12/2011 - Identificação: Felipe João Bottamedi Nunes

SOM

10 "Perfeitos."
GRÁFICOS 10

"Comparados ao 1 são ótimos."

DESAFIO 9 "Um pouco complicado."
JOGABILIDADE 9.5 "Jogabilidade ótima."
NOTA FINAL 9.6
#06 - Data: 22/07/2011 - Identificação: Patrick Lebrand

SOM

10 "Perfeito e as músicas são legais."
GRÁFICOS 10

"Bem melhores em relação ao primeiro."

DESAFIO 8.5 "Mais fácil que o primeiro, mas não tira a graça do jogo."
JOGABILIDADE 9.5 "Mais movimentos o que melhorou muito."
NOTA FINAL 9.5
#05 - Data: 11/05/2011 - Identificação: Artur Scurciatto Sutto

SOM

9.5 "Os sons são um pouquinho mais fracos que os do jogo anterior."
GRÁFICOS 10

"Os gráficos são perfeitos em comparação ao jogo anterior."

DESAFIO 10 "O desafio é pouco. Mas é bem melhor não ter que voltar a fase toda, se morrer."
JOGABILIDADE 9.5 "Só é um pouco ruim nas partes em você tem que pular em diagonal."
NOTA FINAL 9.8
#04 - Data: 01/12/2010 - Identificação: Fagner da Luz dos Santos (em 05/04/2015)

SOM

10 "O que já era bom, conseguiu ficar melhor ainda. Os efeitos sonoros e a ambientação continua fantástica como no primeiro jogo. Além disso, as músicas deste jogo, para mim, são incríveis, para mim esse jogo tem a melhor trilha sonora de toda a série. Josh Mancell é um gênio."
GRÁFICOS 9

"A Naughty Dog conseguiu melhorá-los ainda mais, tudo ótimo para a época em que foi lançado, cenários, animações, cutscenes, tudo, além do novo modelo de Crash, que ficou espetacular e é o mais conhecido no mundo."

DESAFIO 8 "Em relação ao jogo anterior, Crash Bandicoot 2 ficou mais fácil, mas ainda assim o jogador encontra momentos em que exigem habilidade. Creio que o desafio ficou mais equilibrado e agradável para a maioria dos jogadores."
JOGABILIDADE 10 "Tudo o que a Naughty Dog errou no primeiro jogo ela corrigiu nesse aqui, as animações estão perfeitas e a jogabilidade com Crash ficou incrível, os novos movimentos fizeram bastante diferença. O legal é que mesmo com os novos movimentos, as fases mantiveram um certo desafio, exigindo habilidade do jogador ao usar esses movimentos. Outra coisa fantástica nesse jogo, mas que não há categoria de análise para eu comentar é a história, um enredo muito bem bolado e para mim é o melhor de toda a série e que eu achei que devia mencionar. Para mim esse é o melhor jogo de Crash Bandicoot já feito."
NOTA FINAL 9.3
#03 - Data: 27/04/2008 - Identificação: Murilo Souza P. de Castro

SOM

10 "Os sons ficaram excelentes e combinaram com o jogo."
GRÁFICOS 10

"Ficaram muito bons, principalmente os cenários."

DESAFIO 10 "O jogo ficou cheio de segredos e sua dificuldade estava no ponto certo."
JOGABILIDADE 8 "Os novos movimentos de Crash ficaram bons, mas poderia ter tido movimentos que fossem combos."
  9.5
#02 - Data: 21/12/2005 - Identificação: Guilherme Oliveira

SOM

10 "As músicas estão perfeitas. Os sons dos inimigos e outros efeitos estão muito bons."
GRÁFICOS 10

"Os gráficos ficaram muito melhores que os do Crash 1, e dá mais vontade ainda de jogar."

DESAFIO 10 "Depois que tiraram um elefante das costas dos jogadores com esse negócio de não poder morrer, todo mundo pode jogar com mais vontade, não com preocupação de morrer."
JOGABILIDADE 10 "Excelente! Controles Simples e fáceis de aprender."
  10.0
#01 - Data: 30/07/2005 - Identificação: Fabio Gava Dalcin

SOM

10 "Muito bom!"
GRÁFICOS 10 "Foram melhorados muito, e os chefes não são mais esquisitos como em Crash 1."
DESAFIO 9 "Bom, só que acho complicado conseguir a gema em algumas fases."
JOGABILIDADE 10 "Ótima, os movimentos novos vieram a calhar."
  9.8

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