Menu fechado

Ficha Técnica

crash bandicoot mutant island
Produtora:Glu Mobile
Distribuidora:Vivendi Games Mobile
Plataformas:J2ME
Gênero:Plataforma, Beat ’em up
Nº de Jogadores:1
Data(s) de Lançamento:30 de Setembro de 2009

História

Todos ainda se recuperavam do último ataque de Cortex. Crash dormia tranquilamente quando um bandicoot chega para acordá-lo avisando que sua irmã, Coco Bandicoot, havia sido raptada por uma máquina voadora. Era o Dr. Neo Cortex novamente…

Crash vai para salvar sua irmã e luta contra o robô de Cortex, mas acaba sendo derrotado e deixado desacordado, porém Coco consegue escapar e Cortex foge. Infelizmente aquilo era apenas uma distração, Cortex tinha outros planos em mente. Com aparelhos semelhantes a fones de ouvido ele controlou todos os bandicoots da ilha!

Agora você precisa entrar no castelo flutuante de Cortex e libertar todos de seu controle, porém seu castelo possui obstáculos impenetráveis. Crash agora tem de buscar os Titans Lendários de N. Sanity, os únicos que podem passar por esses obstáculos.

Análise

por Fagner – em 07/09/14

Um ano após o lançamento de Crash: Mind Over Mutant para os consoles, a série Crash Bandicoot já havia entrado num buraco e estava com um bom início de queda graças ao empurrãozinho da Radical Entertainment com seus Beat ‘n Ups e mais tarde da própria Activision, atual detentora da franquia, que parece que adquiriu-a para nada, não está nem um pouco a fim de tirar Crash do buraco, ao contrário, joga ainda mais terra em cima e a série não vê um jogo novo para consoles de mesa até o dia de hoje.

Mas enquanto isso, no mundo mobile, a Vivendi Games Mobile, agora sobre o controle indireto da Activision, ataca novamente com outro jogo de Crash Bandicoot para celulares. Depois de ter contratado empresas pouco conhecidas (pelo menos no Brasil) como IP4U e DeValley, desta vez a Vivendi chamou uma gigante no mercado de games Java para produzir o novo jogo: a Glu Mobile.

E assim surge Crash Bandicoot: Mutant Island nesse ano (2009), considerado por muitos o melhor jogo de aventura/plataforma de Crash Bandicoot para o Java. Sem dúvida o jogo mais rentável para celulares da série já feito e continua vendendo até hoje, afinal a Glu Mobile fez um excelente trabalho, que foi admirado por alguns sites “especializados em games” que o chamaram de “recuperação da série”.

Curiosamente, contando apenas os jogos de aventura/plataforma de todas as plataformas (consoles, portáteis e celulares), Crash Bandicoot: Mutant Island foi o último da série já feito.

O jogo pode ser considerado uma espécie de continuação direta do Crash of the Titans Mobile.

Em gráficos, Mutant Island está bem diferente do antecessor (Crash of the Titans), esse jogo possui gráficos coloridos e cheios de detalhes, além de animações perfeitas e completas. A Glu Mobile trabalhou muito bem nesse ponto, o jogo parece vir de um console 16 Bits. Isso não é grande surpresa, a Glu já conseguiu isso com jogos conversões de 16 Bits, como Street Fighter II: The World Warrior, só que a diferença é que no caso de Crash é um jogo original e não um port.

Mais uma vez estamos diante de um jogo com BGM e SFX juntos.

Semelhante ao que a DeValley fez em Crash of the Titans, a Glu Mobile também apostou nas músicas ao estilo clássico da série, além de juntar isso com efeitos sonoros, tornando o jogo ainda mais divertido. Comparando as músicas, Crash Bandicoot: Mutant Island não tem músicas tão boas quanto as do Crash of the Titans, mas ainda assim estão muito legais.

Na jogabilidade, assim como no logo do jogo, Mutant Island usou como referência Crash: Mind Over Mutant dos consoles. A ideia da Glu Mobile foi tentar fazer um jogo que agradasse tanto os fãs que preferem os Crash’es clássicos quanto os que preferem os Crash’es modernos, o mesmo que a Radical Entertainment tentou fazer em Crash: Mind Over Mutant. A grande diferença é que a Glu conseguiu e a Radical não.

Em Mutant Island, você irá jogar as fases quebrando caixas, coletando wumpas, derrotando inimigos e explorando as fases, exatamente como nos clássicos da série, porém você ainda tem combos e possui ajuda de Titans como nos jogos da Radical (porém de maneira diferente para se encaixar ao jogo). O jogo também aposta um pouco em humor, o que não é muito comum nos jogos para celular, como na maneira em que alguns animais atacam Crash ou como as dicas do jogo ficam fazendo piadinhas com Crash, além dos Titans Lendários terem medo de… Jogue e você vai ver, é bem estranho.

Um ponto na jogabilidade que eu acho que tira a originalidade é o fato do jogo ter sua jogabilidade “plagiada” em algumas partes do Rayman 1 do PSone.

No jogo você também poderá deixar Crash mais forte e mais resistente coletando máscaras Aku Aku normais e douradas escondidas entre os níveis. Esse ponto do Aku Aku ter virado um simples objeto para deixar Crash mais forte francamente não me agrada, mas enfim, deixá-lo mais forte cai muito bem a medida em que se passam os níveis e os inimigos vão ficando cada vez mais fortes. Outro fracasso na jogabilidade é que, assim como em Mind Over Mutant, você não morre, não perde vidas porque não há vidas, ao morrer você simplesmente volta ao último checkpoint, isso tira um pouco do desafio do jogo. Com isso, as wumpas agora não lhe dão vidas, servem de energia para ataques especiais com a tecla * (sendo do Crash ou dos Titans).

Em resumo, no geral, a jogablilidade é mediana.

Crash Bandicoot: Mutant Island traz uma jogabilidade bem genérica, a história é bem vaga e diria que até meio mal feita, tanto que só três personagens fazem parte dela (Crash, Coco e Neo Cortex, o resto são todos figurantes, incluindo o Aku Aku que agora é só um objeto), pelo menos Mutant Island é cronologia alternativa, aliás, falando nos personagens, o visual deles está uma mistura dos clássicos com os da Radical Entertainment, eu achei uma boa proposta para um jogo que quer agradar a todos, apesar do resultado não ser dos melhores. Na jogabilidade, o jogo recuperou muitos pontos que os clássicos tinham e manteve o estilo Beat’ n Up, o que por um lado foi bom, criou um novo estilo bacana e por outro foi ruim, pois ás vezes a gente não o reconhece como um jogo do Crash, semelhante ao que ocorre com os jogos da Radical Entertainment nos consoles. Bom seria mesmo um jogo ao estilo puro dos clássicos, mas então… Mutant Island foi que mais chegou perto disso para todos os celulares Java, é muito bom e irá lhe divertir por várias horas (ou não).

Som
9
Gráficos
10
Desafio
6
Jogabilidade
7
Geral
8

Nota do Site

8.7

Ótimo

Pontos Positivos

Pontos Negativos

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários