Menu fechado

Ficha Técnica

Crash Nitro Kart 2 Logo
Produtora:IP4U
Distribuidora:Vivendi Games Mobile
Plataformas:J2ME
Gênero:Corrida
Nº de Jogadores:1
Data(s) de Lançamento:2007

História

História (apenas no modo Challenges):

Nitros Oxide, depois de anos retorna a Terra para se vingar de sua derrota anos atrás, mas desta vez ele não quer exatamente correr nas pistas e sim pretende dominar o planeta e transformá-lo em um estacionamento galáctico. Dr. Neo Cortex se une a Oxide nesse plano maléfico.

Agora cabe a Crash e Coco derrotar Oxide, Cortex e seus capangas. Os bandicoots ainda receberão a ajuda de Yaya Panda, uma garota panda que Crash conhece na Ásia quando Oxide a desafia para uma corrida pelo destino de sua casa, a floresta de bambus na Ásia.

Poderão nossos heróis parar os planos desses poderosos vilões?

Imagens

Análise

por Fagner – em 23/11/14

Como todos sabem, Crash Bandicoot é uma série de jogos criada por Andy Gavin e Jason Rubin, fundadores da Naughty Dog, em 1996 e logo se tornou febre mundial com exclusividade no PSone. Crash logo virou o mascote da Sony por parte dos fãs, assim como Sonic era mascote da Sega e Mario da Nintendo. Crash chegou a superar o sucesso de Mario e Sonic na época. O problema é que antes mesmo de sua criação, a Naughthy Dog teve de vender os direitos de Crash Bandicoot para a Universal Interactive Studios, ou seja, eles criaram a série, mas nunca possuíram seus direitos de fato, parece estranho, mas foi assim que aconteceu. O contrato que eles tinham era de 3 anos, então a partir de 2000, a Naughty Dog teve de deixar de fazer os jogos da série e como contrato não foi renovado, a Universal Interactive (mais tarde chamada de Vivendi Universal Games) foi dando continuidade contratando outras empresas. A série perdeu um pouco do pique por conta disso, perdeu e até a exclusividade do PlayStation em 2001 (e logo também perdendo o posto de mascote por causa disso), mas ainda tinha muito sucesso. Em 2007, após a Radical Entertainment fazer a besteira de transformar Crash em um Beat’n Up, a série decaiu bastante.

Mas Crash, a partir de 2007 não foi só decepção não, no mesmo ano a Vivendi Games Mobile contrata a IP4U para fazer um jogo de corrida de Crash Bandicoot para Java, o Crash Nitro Kart 2. O jogo aparentemente é inspirado em Crash Team Racing do PSone com algumas ideias de Crash Tag Team Racing do PS2, GameCube e XBox, e não é um título qualquer não, título de grande responsabilidade para o Java, pois além de ser uma continuação, mesmo que indireta, do Crash Nitro Kart do PS2, GameCube e XBox, ainda traz novidades que ainda não tínhamos visto em outro jogo de corrida da série antes e ainda por cima trás uma personagem nova: Yaya Panda (quem acha que ela surgiu no Crash Bandicoot Nitro Kart 3D do IPhone está muito enganado. Ela surgiu um ano antes no nosso querido Java. Java still RULES!).

O jogo usa o máximo da capacidade gráfica que era feita em 2008, os cenários das pistas são muito bem feitos e bonitos e ainda por cima bem detalhados, a IP4U usou o conhecido efeito Pseudo 3D nas áreas de túneis para dar um ar 3D nessas áreas (embora a jogabilidade não seja pseudo 3D) e as animações dos karts são bem completas, inclusive os karts tem visuais distintos uns dos outros. Não há mesmo do que se reclamar dos gráficos.

Como dito antes, o jogo trás de volta a alma clássica da série e um dos motivos disso é que todos os personagens voltam ao visual da da época da Naughty Dog, com exceção de Nina Cortex, que ainda não estava na série e usa o visual de Crash Tag Team Racing, de Tiny Tiger, que apesar de ser daquele tempo, sabe se lá o porque é que ele continua como é visto em Crash of the Titans, e Yaya Panda, por ser personagem nova.

O jogo possuí músicas curtas, mas bem elaboradas, com o estilo clássico da série, bem divertidas. O jogo ainda tem vários efeitos sonoros, é mais um jogo em que temos SFX e BMG juntos.

A jogabilidade do jogo é no estilo que vemos em Crash Team Racing do PSone e Crash Nitro Kart do PS2, GameCube e XBox, com alguns extras. Cada personagem tem sua habilidade de pilotagem e você escolhe o seu e corre contra seus rivais. O jogo ainda permite que você possa escolher seu kart para correr, ideia tirada de Crash Tag Team Racing, onde era “livre” a escolha do carro. Cada kart tem seu potencial e isso cria um diferencial entre outros jogos de corrida da série, pois as habilidades dos personagens podem ficar melhores ou piores dependendo do kart escolhido e isso você confere logo após escolher seu personagem e antes de escolher seu kart, você verá algumas estatísticas, que nada mais são do que o potencial do seu kart combinado com as habilidades do personagem escolhido, então lembre-se de fazer as melhores combinações possíveis. Durante as corridas, assim como todos os outros jogos de corrida da série dos consoles, ao quebrar as caixas na pista você pegará armas para lhe ajudar a atrasar os rivais e passar na frente. As armas são bem originais e diferentes das vistas nos jogos anteriores e algumas tiveram funções mudadas como a máscara Aku Aku, que agora tem a função de “roubar” o kart do próximo corredor a frente (você pega o kart dele e ele o seu, ficando na atual posição do seu rival. A função Jacking do Crash of the Titans deve ter inspirado isso) e não dar imunidade temporária como nos jogos de corrida anteriores.

A IP4U pensou ainda em cada detalhe para o jogo perecesse com um dos de console, você ainda pode usar o pulo para pular obstáculos e ainda não precisará muito do freio, pois aqui também você pode fazer as derrapagens para ajudar nas curvas, simplesmente mantendo os botões 4 ou 6 pressionados. A IP4U também não esqueceu de colocar obstáculos e turbo pads nas pistas, deixando as corridas ainda mais emocionantes.

Há ainda outra coisa nova, durante a corrida você pode coletar as letras C, R, A, S e H. Se você pegar as 5 letras, seu kart se transformará em uma caminhonete monstro temporariamente, dando muito mais velocidade e invulnerabilidade, sem falar que você poderá esmagar os outros pilotos passando por cima deles enquanto é um Monster Truck, é algo inédito nos jogos de corrida da série.

O jogo tem vários modos de jogo que o tornam um jogo único. No menu principal já tem a opção “Quick Race”, muito útil naquelas horas em que você quer jogar um pouquinho mas está sem muito tempo, aí você seleciona esse modo e a pista, seu personagem e o kart serão escolhidos aleatoriamente e você correrá em uma corrida. Os modos de jogo normais estão na opção “Play” e são os seguintes:

  • Cup – Conhecido modo dos jogos de corrida do Crash, onde você corre em campeonatos de 4 pistas cada. Aqui você vai poder liberar pistas para correr no Arcade Mode;
  • Challenges – Este modo é totalmente novidade na série, aqui você tem que cumprir desafios para vencer. Esse modo também dá pra ser chamado de “History Mode”, já que é aqui que se passa a história do jogo;
  • Arcade – Outro modo clássico da série, onde você escolhe a pista e corre uma corrida. Mas a novidade aqui é que em cada pista você pode pegar as clássicas Wumpa Fruits da série, 10 em cada pista e elas servem para liberar karts ainda bloqueados;
  • Sudden Death – Esse modo também é novo e é um verdadeiro desafio. Nele você tem que correr em todas as 16 pistas do jogo e deve vencer em 1º ou em 2º. Não é fácil, já que se você estiver em último e cair em algum buraco é desclassificado na hora, mas tome cuidado, alguns buracos aparecem do nada;
  • Monster Truck – Esse modo é feito com base na habilidade de transformar seu kart em um Monster Truck. Aqui você tem que esmagar o máximo de oponentes com o Monster Truck antes que o tempo acabe.

Os personagens é um ponto que deixa a desejar, a escolha dos personagens foi um tanto… Estranha, faltaram vários personagens “chave” da série como Crunch Bandicoot, N. Gin, Dingodile, etc.

Contudo, a lista é essa, sendo que apenas Crash e Cortex já vem liberados:

* Crash Bandicoot (não diga…)
* Dr. Neo Cortex
* Coco Bandicoot
* Yaya Panda
* Nina Cortex
* Ripper Roo
* Tiny Tiger
* Nitros Oxide

Esse jogo nos mostra o quão grande é o potencial do Java, coisa que hoje nós sabemos, mas na época era um jogo de assustar com a qualidade e ainda importância que tem para a série. Esse jogo é sem dúvida o melhor jogo de Crash Bandicoot para Java e um dos melhores jogos para Java feitos em 2007 e também um dos melhores já feitos de todos os tempos. Crash Nitro Kart 2 é considerado por muitos, mais divertido que Crash Bandicoot Nitro Kart 3D e Crash Bandicoot Nitro Kart 2 que saíram anos depois para Smartphones e eu concordo, apesar da qualidade gráfica inferior (não ligo pra isso), é um jogão.

Som
9
Gráficos
9
Desafio
10
Jogabilidade
9
Geral
9

Nota do Site

9.2

Ótimo

Pontos Positivos

Pontos Negativos

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários