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Ficha Técnica

Produtora:Traveller’s Tales Oxford Studio
Publicadora:Vivendi Universal Games
Sierra Entertainment
Plataformas:PlayStation 2, Xbox, Xbox 360 (retrocompatibilidade)
Gênero:Plataforma
Modos:1 Jogador
Data(s) de Lançamento:28/09/2004 (EUA)
08/10/2004 (EU)
09/11/2004 (JP)
Acessórios:Memory Card
Título(s) Alternativo(s): Crash Bandicoot: Unlimited (Demo)
Crash Bandicoot 5: Crash & Cortex no Yabou (JP)
Wumpa

Detonado

Wumpa

Dicas e Códigos

Wumpa

Glitches

História

Neo Cortex passou três anos congelado no mar de N. Sanity Beach… Mas, sem explicação ele consegue se libertar e ataca a ilha novamente. Para isso ele usa sua nova arma: um raio paralisador. A vítima de Cortex é Coco Bandicoot que passeava tranquilamente pela mata.

Em seguida, Cortex chama a atenção de Crash se disfarçando de Coco Bandicoot… Ele o leva até uma armadilha… Cortex convoca todos os seus amigos: Pinstripe, Ripper Roo, Tiny Tiger, Dingodile, N. Tropy e N. Gin, além dos controlados Polar e Crunch.

Após muita briga, Neo Cortex e Crash se deparam com dois alienígenas que se denominam Evil Twins (Gêmeos Malvados). Eles ameaçaram destruir as ilhas N. Sanity, para isso eles escravizariam Crash e seus amigos e roubariam o cérebro de Neo Cortex… É após esse trágico encontro que Cortex decide esquecer seu ódio pelo Crash por um momento e se unem para derrotar esses alienígenas.

No meio do caminho, Neo Cortex apresenta à Crash sua sobrinha Nina Cortex que, na verdade, é uma andróide… Desta vez, Cortex também se aventura ao desafiar outros inimigos.

Crash e Cortex devem encontrar 6 cristais para ativar uma máquina que Cortex construiu para viajar pelo tempo. Mas, não existem apenas 6 cristais. Eles devem encontrar muitas jóias e cristais para derrotar os Evil Twins e evitar que as ilhas sejam destruídas.

Análise

por Paulo Moreira – revisado em 06/01/10

A Vivendi Universal dá uma nova chance à Traveller’s Tales e coloca em suas mãos a difícil tarefa de produzir um novo game para nosso marsupial Crash Bandicoot… Mas a empresa superou seus limites e criou um jogo excepcional, com qualidades nunca vistas em outro game do Crash até então.

Desde Crash Bandicoot 3 do PSOne feito pela Naughty Dog não se via gráficos tão bons. O que mais me surpreendeu e à todos foi o enredo bem inusitado… Em Crash Twinsanity, Neo Cortex e Crash Bandicoot se juntam contra dois alienígenas que querem destruir as ilhas de N. Sanity: eles são conhecidos como Evil Twins.

Dois pontos negativos do jogo são: a câmera que está meio “louca” e outro, que não atrapalha muito a jogabilidade, é o excesso de slowdowns na versão PlayStation 2… Mas o que é isso frente à tantas qualidades? Veja só.

Os gráficos ficaram incríveis e os sons são muito diferentes dos jogos anteriores: as músicas são bem engraçadas e bem feitas. Os sons do pulo e da vida extra foram alterados… mas, para melhor.

Os vídeos do jogo são um primor: ficaram perfeitos e bem engraçados, principalmente se você sabe ou entende inglês… Por exemplo: há uma cena em que Uka Uka reclama de ser libertado por Neo Cortex e Crash de um gelo e quer saber se eles preferem ser beijados ou mortos por ele… De repente, Crash olha para Uka Uka e manda vários beijinhos… essa cena é bem engraçada 🙂 como outras muitas.

É por todas essas qualidades que o game é recomendado para todas as idades, sem medo! Pode conferir!!

Som
10
Gráficos
10
Desafio
9
Jogabilidade
8
Geral
9

Nota do Site

9.2

Ótimo

Pontos Positivos

Pontos Negativos

Análises dos Visitantes do site

9.5
(21)

#21 – Data: 09/04/2015 – Identificação: Cassio  (em 02/04/2017)

Som10“As músicas são muito engraçadas e combinam com o tema do jogo.”
Gráficos9.5“Os gráficos melhoraram muito em relação à The Wrath of Cortex e jogo apresenta belas CGs.”
Desafio8“Twinsanity não é tão difícil mas as gemas podem dar trabalho ao jogador.”
Jogabilidade8.5“Algumas momentos é bem difícil pular nas caixas de ferro, rolar objetos, além disso a câmera pode atrapalhar. Não são raras as vezes em que se presencia um bug.”
10

#20 – Data: 05/04/2015 – Identificação: Fagner da Luz dos Santos

Som9“Esse jogo inovou os efeitos sonoros e as músicas, além de ter melhorado bastante os sons de ambientação. Os estilo de músicas acapella da Spiralmouth é fantástico e casou bem com o ar do jogo, mesmo sendo completamente diferente do estilo clássico no PSone.”
Gráficos9“Crash Twinsanity trouxe gráficos fantásticos, extremamente detalhados e animações excelentes, tanto que no PS2 consegue dar slowdowns em alguns momentos. Sem dúvida um dos melhores graficamente do ano de 2004.”
Desafio7“Não tenho muito o que falar sobre ele, é equilibrado, sendo fácil em determinados momentos e difícil em outros, mas é um jogo em que com a prática se acaba os desafios maiores.”
Jogabilidade9

“O novo estilo open world ficou bem bacana, além das fases, do estilo de jogo em si, a aposta na comédia, a história, tudo está bom, apesar de algumas pequenas coisas que eu não gosto. Crash Twinsanity é de longe o jogo mais alterado da série, tudo por culpa da Vivendi Universal Games que apressou o lançamento do jogo. Se não fosse por isso, com todo o conteúdo Beta que sabemos, este seria um dos melhores plataformers de todos os tempos. Valeu mesmo Vivendi Universal…”

8.5

#19 – Data: 05/06/2014 – Identificação: Louiz

Som10“Músicas extremamente divertidas e os novos efeitos sonoros ficaram ótimos.”
Gráficos8.5“Bem, os gráficos estão bonitos, mas poderiam ser melhores, além de vários bugs de cenários que acontecem.”
Desafio10“Está ótimo, todo um desafio que eu desejava para um jogo de Crash em open-world.”
Jogabilidade8.5“Está boa, os controles respondem bem, mas às vezes a câmera atrapalha e também vários bugs que podem atrapalhar a experiência do jogo.”
9.3

#18 – Data: 24/03/2013 – Identificação: Pedro Augusto Spanhol

Som10“Muito divertido, ótima trilha sonora.”
Gráficos10“Muito bem representado e repaginado.”
Desafio9“Trabalhoso, mas depois de aprender a pular, vai bem.”
Jogabilidade10“Ótimos controles e te prende na história.”
9.8
“Meu jogo favorito do Crash é o Twinsanity.”

#17 – Data: 02/01/2013 – Identificação: “Planeta Gamers”

Som10“Músicas que combinam muito com a comédia do jogo e também são muito engraçadas.”
Gráficos10“Os gráficos estão lindos o Crash esta bem melhor para representar seu último jogo com este corpo.”
Desafio8“Algumas fases são difíceis e algumas fáceis, os buracos são muitos difíceis de pular kkk.”
Jogabilidade10“A melhor jogabilidade de todos os games de Crash.”
9.5

#16 – Data: 26/12/2012 – Identificação: Jonathan Ferreira Cunha

Som10“A música divertida que dá vontade de repetir no cenário foi feita por uma Cappella, já os sons eu não sei mas são ótimos.”
Gráficos7“Não é o máximo do PlayStation 2 mas são bonitos e agradam.”
Desafio5“Os jogadores inexperientes (noobs) não irão conseguir jogar pois o nível de dificuldade está alto demais (nota 3), já os mais acostumados e experientes irão jogar normalmente (nota 8).”
Jogabilidade10“Normal,simples de mais,um botão pra girar,outro pra pular e assim fazendo uma combinação.”
8.0
 “Esse sim é o melhor jogo de Crash Bandicoot para o PlayStation 2, muito bem feito e para quem tem PlayStation 2 e leu isso, NÃO PERCA ESSA AVENTURA!”

#15 – Data: 27/10/2012 – Identificação: Haendel Hernan

Som10“Algumas músicas são tão incríveis que fica difícil acreditar que são ‘a capela’. E em alguns casos, dá para ouvir os ossos do inimigo estalando.”
Gráficos10“Usou quase tudo que os consoles tinham pra dar.”
Desafio9“Algumas fases são bem difíceis, outras são tão fáceis que chega a dar preguiça e um Stage Select depois de zerar o jogo faz falta.”
Jogabilidade10“Totalmente diferente de qualquer jogo do Crash já visto! Os movimentos do Crash estão mais realistas e o giro está mais potente.”
9.8

#14 – Data: 11/09/2012 – Identificação: Gabriel Manara

Som10“Está ótimo; músicas bem legais.”
Gráficos9“Há bugs e falhas bem notáveis.”
Desafio10“Está perfeito, no começo e difícil mas depois você pega o jeito.”
Jogabilidade9.5“A câmera atrapalha as vezes.”
9.6

#13 – Data: 11/08/2012 – Identificação: Leonardo Moreira

Som10“Perfeito! As músicas e os sons são perfeitos!”
Gráficos7“Bons, mas tem falhas e bugs.”
Desafio9“Muito difícil, mas não ao extremo, e por isso muito bom.”
Jogabilidade7“Mais ou menos, mas legal.”
8.3

#12 – Data: 26/06/2012 – Identificação: Bruno Zilli

Som10“As músicas estão muito boas.”
Gráficos9.5“Os gráficos estão bem feitos, mas faltou a sombra de Crash na hora de pular nas caixas.”
Desafio10“O desafio está muito bom.”
Jogabilidade9“Faltaram mais fases com Neo Cortex (sozinho) e com Nina.”
9.6

#11 – Data: 19/06/2012 – Identificação: David Gomes de Araújo

Som10“Muito bons, efeitos sonoros bem melhores que os jogos anteriores.”
Gráficos10“Excelentes, lugares e objetos muito bem detalhados.”
Desafio9“Ficou bom, mais os bugs atrapalharam o desafio.”
Jogabilidade9“Ficou ótima, mas eu senti falta do bônus e de warp pads para mudar de fase.”
9.5

#10 – Data: 06/04/2012 – Identificação: Mateus Roberto do Lago

Som8.5“As músicas são boas, mas algumas delas não são apropriadas para a fase em que estão.”
Gráficos10“Os gráficos são muito bons; melhor gráfico de jogos de Crash do PlayStation 2.”
Desafio10“É um jogo muito difícil; impossível para pessoas impacientes.”
Jogabilidade9.5“A impossibilidade de pular duas vezes quando você está controlando Neo Cortex e Crash torna as fases que você vai com eles muito difíceis.”
9.5

#09 – Data: 04/04/2012 – Identificação: João Victor

Som10“Sons divertidos. Som que combina com a fase.”
Gráficos10“Ótimo, mas algumas vezes dá um bug muito “sinistro”.”
Desafio10“Pelo meu amigo Roberto, ele falou que esse é melhor jogo do Crash (para ele), Ele disse que as fases são “loucas”, as fases são difíceis e a localização das jóias é escondida positivamente.”
Jogabilidade10“Você pode aprender os botões rapidinho.”
10

#08 – Data: 19/03/2012 – Identificação: Felipe Bottamedi

Som10“Os sons são realmente incríveis! Caracterizam as fases perfeitamente, dando uma emoção a mais a elas.”
Gráficos10“Possui imagens bonitas, lugares bem montados.”
Desafio10“O jogo tem dificuldades que o tornam mais atrativo.”
Jogabilidade9“Possui diversos bugs, mas jogar com Cortex e Nina é bastante divertido.”
9.8

#07 – Data: 14/04/2011 – Identificação: Patrick Lebrand

Som10“Bem realistas, bem bolados.”
Gráficos10“Ficaram perfeitos, incríveis, muito bem feitos.”
Desafio10“Crash se unir a Cortex foi muito legal, e os Evil Twins como novos vilões.”
Jogabilidade9.5“Eu gostaria que tivesse a bazuca de frutas.”
9.9

#06 – Data: 10/04/2009 – Identificação: “KinuSonic the Hedgehog”

Som9.5“As músicas das fases estão boas, mas a maioria não se combina com a fase.”
Gráficos10“Os gráficos estão muito lindos.”
Desafio10“O jogo está com muito desafio e é bom para pessoas que gostam disso.”
Jogabilidade8“A câmera esta ruim o que acaba atrapalhando muito no jogo.”
9.4

#06 – Data: 10/04/2009 – Identificação: “KinuSonic the Hedgehog”

Som9.5“As músicas das fases estão boas, mas a maioria não se combina com a fase.”
Gráficos10“Os gráficos estão muito lindos.”
Desafio10“O jogo está com muito desafio e é bom para pessoas que gostam disso.”
Jogabilidade8“A câmera esta ruim o que acaba atrapalhando muito no jogo.”
9.4

#05 – Data: 06/01/2009 – Identificação: Samuel Henrique B. Silva

Som9.5“As músicas são diferentes legais.”
Gráficos10“Os gráficos são bons, principalmente os personagens.”
Desafio8“O jogo é muito simples e fácil, poderia ser mais difícil.”
Jogabilidade8“Além da câmera estar meio doida, tem muitos bugs.”
9.0

#04 – Data: 03/05/2008 – Identificação: Rafael

Som10“As músicas são diferentes e os sons do pulo e da vida mudaram.”
Gráficos10“Os melhores gráficos dos jogos do Crash até hoje.”
Desafio10“Pegar cristais e diamantes é mais fácil e assim é também mais fácil completar o jogo com 100%.”
Jogabilidade10“Além da câmera estar meio doida, ainda é muito boa.”
10

#03 – Data: 23/04/2007 – Identificação: Raffael Domacir de Freitas

Som10“As músicas são super legais e empolgantes.”
Gráficos10“Simplesmente perfeitos!”
Desafio10“As fases são relativamente difíceis, mas são bem empolgantes.”
Jogabilidade10“Apesar da câmera ser um pouco doida, é muito boa.”
10

#02Data: 21/12/2005 – Identificação: Guilherme Oliveira

Som10“As músicas ficaram bem legais.”
Gráficos10“100% melhores que nos jogos anteriores.”
Desafio10“96 gemas para coletar sem muita dificuldade.”
Jogabilidade10“Excelente!”
10

#01Data: 10/02/2005 – Identificação: Guilherme (guisprash)

Som10“As musiquinhas são meio doidas e bem engraçadas. A música tema do jogo (que, convenhamos, não das mais normais) é o som de fundo do site oficial do jogo.”
Gráficos10“Perfeito.”
Desafio10“Altamente inovador e criativo, não é mais aquela mesmice de coletar 25 cristais 45 gemas e 30 relíquias. Agora há seis gemas em cada uma das 16 fases, e não há Warp Room.”
Jogabilidade10“Obedece fielmente aos comandos.”
10