Ficha Técnica
Produtora(s): | Naughty Dog |
Publicadora(s): | Sony Computer Entertainment, Universal Interactive Studios |
Plataforma(s): | PlayStation, PlayStation Network |
Gênero(s): | Corrida |
Modo(s): | 1 Jogador/ Multiplayer até 4 Jogadores |
Data(s) de Lançamento: | 30/09/1999 (EUA) 16/12/1999 (JP) 26/12/1999 (EU) |
Acessório(s): | Memory Card 1 bloco – Multitap |
Título(s) Alternativo(s): | Crash Bandicoot Racing (JP) |
Detonado
Dicas e Códigos
História
Nitrus Oxide é um alienígena que surgiu na Terra em busca de desafiantes para derrotar em corridas de kart… Mas, se eles perdessem dele, a Terra seria destruída. E, por outro lado, se Oxide fosse derrotado, ele deixaria o planeta para sempre.
Os adversários de Oxide que surgiram para desafiá-lo foram: N. Gin, Neo Cortex, Crash, Coco, Polar, Pura, Tiny Tiger e Dingodile.
Mas, para chegar à Oxide, eles devem ter 16 troféus ganhos em todas as pistas disponíveis em 4 warp rooms e, ainda, coletar 5 jóias e várias relíquias para estar bem treinados para enfrentar Oxide.
Análise
por Paulo Moreira – revisado em 13/12/2016
Em 1999, a Naughty Dog termina seus trabalhos com o personagem Crash Bandicoot e, para encerrar com chave de ouro, lança para PlayStation o jogo Crash Team Racing que é um jogo de kart com o mesmo estilo de Mario Kart, mas com gráficos melhores, mais engraçado ainda, com mais armadilhas e mais modos de disputa.
O jogo apresenta cinco modos bem legais: Adventure – jogue com um dos oito personagens disponíveis para derrotar os planos maléficos de Nitrus Oxide e para liberar novos personagens na tela de seleção de personagens; Time Trial – corra contra os fantasmas de N. Tropy e Nitrus Oxide para provar que é o melhor no CTR; Arcade – jogue com um amigo ou com até 3 amigos contra os adversários em busca do primeiro lugar; dentro desse modo existem duas modalidades: Copa ou Corrida Simples com até 7 voltas; Versus – jogue contra um amigo em uma pista para ver quem é mais rápido; Battle – jogue em arenas com até 3 amigos para ver que destrói o carro adversário mais rápido usando e abusando dos power-ups disponíveis no jogo.
O jogo apresenta no total 15 personagens, dentre eles, 7 são secretos. Os personagens do jogo são: Crash, Coco, Polar, Pura, Neo Cortex, N. Gin, Dingodile, Tiny Tiger, Ripper Roo, Komodo Joe, Pinstripe, Papu Papu, Penta Penguin, Fake Crash e N. Tropy.
Esse jogo foi muito elogiado na época do lançamento pois mesclava tudo que já tinha sido visto em games de kart com muita graça por parte dos personagens e suas falas bem marcantes… Exemplo: “You’ll be miiineee!!!” (Neo Cortex).
Tecnicamente falando, o jogo está com uma qualidade gráfica muito boa, sem slowdowns, o desafio do jogo está no modo Trial que é, com certeza, o mais pesado do jogo, já que é preciso se acostumar aos controles primeiro para depois poder se aventurar a bater os tempos do jogo. Os sons estão bons, principalmente as vozes que ficaram bem engraçadas, o mesmo não podemos dizer das músicas que, às vezes, soam repetitivas, mas não é um defeito tão grave.
CTR realmente é ótimo e é com certeza o melhor jogo de kart lançado em 1999 e merece ser comprado e fazer parte de nossa coleção de jogos do PSOne.
O jogo foi relançado em todas as regiões da PlayStation Network, inclusive a brasileira em 2010. Aliás, este é o único jogo disponível na PSN Brasil até o momento da redação dessa análise.
Nota do Site
9.6
Ótimo
Pontos Positivos
- Vozes engraçadas
- Desafio elevado no modo Trial
Pontos Negativos
- Jogabilidade meio complicada de pegar o jeito
- Músicas soam meio repetitivas
Análises dos Visitantes do site
9.4 |
(12) |
#12 – Data: 10/08/2013 – Identificação: Mateus Favarin
Som | 10 | “Ótimo, as músicas ficam na cabeça e só de ouvir você já se lembra da fase.” |
Gráficos | 10 | “Fases cheias de detalhes, karts com cores diferentes, o tamanho do Tiny e Polar (por exemplo) tem a mesma proporção quando estão em pé.” |
Desafio | 5 | “Ponto fraco do jogo, em uma semana você já consegue bater todos os fantasmas do Nitros Oxide e chegar aos 101% facilmente, porém até pegar o jeito demora um pouco, mas é fácil.” |
Jogabilidade | 10 | “A melhor jogabilidade de TODOS os jogos do Crash! Além dos turbos no kart (L1 e R1), tem vários shortcuts (atalhos), além de outras técnicas como Speed Ghost, Froggy, Saffi Fire; o que deixa o jogo viciante (principalmente nos modos Time Trial e Relic Race, onde você fica toda hora tentando bater seus tempos).” |
8.8 |
#11 – Data: 01/08/2013 – Identificação: Guilherme Vinícius “Gelocoss”
Som | 10 | “Mixagem perfeita, uma ótima trilha sonora com todas as músicas se adequando aos estágios.” |
Gráficos | 10 | “Para o PlayStation 1 não podia ter ficado melhor!” |
Desafio | 9.5 | “Dificuldade alta no modo Hard, sendo perfeita para pessoas como eu! Porém se torna extremamente difícil no desafio das relíquias.” |
Jogabilidade | 10 | “Fácil de aprender, ótimo para iniciantes! Mas difícil para se tornar craque.” |
9.9 |
#10 – Data: 03/01/2013 – Identificação: “Planeta Gamers”
Som | 10 | “O som é incrível, as musicas então nem se fala. A minha preferida é a do Menu.” |
Gráficos | 10 | “Ótimo. Foi praticamente até o limite do PS1.” |
Desafio | 9.5 | “As corridas não são muito difíceis, dá raiva quando alguém te ultrapassa na linha de chegada. Mas os chefes são difíceis.” |
Jogabilidade | 10 | “Foi muito criativo a ideia de derrapar e ganhar turbo, alem de poder pular e etc…” |
9.9 |
#09 – Data: 15/10/2012 – Identificação: Bruno Rodrigues
Som | 10 | “Muito bons, é um dos melhores junto com Crash 3.” |
Gráficos | 9 | “É bom, os personagens não mudam sua fisionomia.” |
Desafio | 9 | “É bom, mas depois que pega o jeito fica fácil.” |
Jogabilidade | 10 | “Muito boa, jogabilidade não muito complicada e divertida.” |
9.5 |
#08 – Data: 04/04/2012 – Identificação: João Victor
Som | 7 | “O som é meio repetitivo e pode atrapalhar o jogo.” |
Gráficos | 9.5 | “Objetos bons, carros bons.” |
Desafio | 10 | “Jogo muito difícil; difícil fazer os tempos e pegar as tokens, principalmente as roxas; merece um 10.” |
Jogabilidade | 8 | “Uma parte difícil é dar derrapada com turbo…” |
8.6 |
#07 – Data: 16/12/2011 – Identificação: Felipe João Bottamedi Nunes
Som | 9 | “Bons, mas em algumas vezes não combinam com a pista.” |
Gráficos | 10 | “Melhor gráfico do Crash de PlayStation 1.” |
Desafio | 10 | “Fazer 100% é complicado.” |
Jogabilidade | 9 | “Muito boa.” |
9.5 |
#06 – Data: 13/05/2011 – Identificação: Artur Scurciatto Sutto
Som | 9.5 | “Às vezes, os sons se repetem e ficam fora de sincronia.” |
Gráficos | 9.5 | “Os gráficos são um pouco lentos, quando viramos muito.” |
Desafio | 8.5 | “O desafio para pegar a relíquia de prata é muito difícil.” |
Jogabilidade | 10 | “É fácil manobrar o carro e também pular no topo das rampas.” |
9.4 |
#05 – Data: 24/01/2011 – Identificação: Raul Santos
Som | 10 | “As músicas ficaram boas e bem divertidas.” |
Gráficos | 9 | “A única coisa que faltou foi os personagens se moverem no kart como no CTTR.” |
Desafio | 8.5 | “Quando se pega a prática fica fácil até no hard.” |
Jogabilidade | 10 | “Fácil de controlar e de pegar o jeito.” |
9.4 |
#04 – Data: 16/01/2011 – Identificação: Pedro Torres
Som | 10 | “Músicas super divertidas que agradam e relaxam durante a jogatina.” |
Gráficos | 10 | “A qualidade é ótima, considerando que na época, não havia a tecnologia para fazer melhor que isso.” |
Desafio | 10 | “Fácil aqui e difícil ali, e níveis divertidos que não enjoam quando repetidos.” |
Jogabilidade | 10 | “Fácil de pegar o jeito e comandos muito fáceis de serem utilizados.” |
10 |
#03 – Data: 01/12/2010 – Identificação: Fagner da Luz dos Santos (em 05/04/2015)
Som | 10 | “A Naughty Dog continuou mostrando que Crash Bandicoot tem uma trilha sonora incrível em todos os seus jogos. Aqui as músicas continuam divertidas e inesquecíveis. Os efeitos sonoros, agora em um jogo de corrida, estão muito bons e os personagens interagindo a corrida inteira divertem mais ainda.” |
Gráficos | 8 | “CTR teve gráficos inferiores aos dos jogos anteriores, mas pela complexidade do jogo, dá para entender. A Naughty Dog fez o que pôde para os gráficos combinados com a jogabilidade não ultrapassassem o limite de hardware do PSone e conseguiu, foi um bom trabalho.” |
Desafio | 6 | “O jogo em si tem um desafio bom, mas depois que você se torna expert, fica absurdamente fácil. Acho que essa foi a única coisa que impediu CTR de ser um jogo perfeito.” |
Jogabilidade | 10 | “Meus parabéns Naughty Dog por criar o melhor jogo de corrida que já existiu. Já vi muitas análises medíocres dizendo ‘É cópia do Mario Kart’. Sim, Mario Kart foi inspiração para esse jogo, mas CTR não é simplesmente uma cópia, ele conseguiu ter uma jogabilidade muito mais dinâmica com Turbo Boosts e corridas loucas, CTR construiu sua própria identidade sendo em alguns jogos do gênero lançados anos depois ainda mais inspirador do que o próprio Mario Kart. CTR conseguiu ser infinitamente melhor do que Mario Kart, digo sem medo porque já joguei os dois.” |
8.5 |
#02 – Data: 30/07/2010 – Identificação: Lucas Junqueira Fleming
Som | 9.5 | “Ele é bem divertido e combina com as fases.” |
Gráficos | 9 | “O gráfico é bom mas ainda faltava melhorar.” |
Desafio | 8.5 | “Não tem muito desafio, precisava de mais.” |
Jogabilidade | 10 | “você pode jogar no modo de dois jogadores, modo história, modo time trial (para bater o recorde dos tempos) e etc.” |
9.3 |
#01 – Data: 10/07/2005 – Identificação: Fabio Gava Dalcin
Som | 10 | “As músicas são bem legais, o melhor é o som de quando você atinge o adversário( ou é atingido).” |
Gráficos | 10 | “Ficaram bons, cenários bons e personagens bem feitos(mas eles estão sempre com a mesma cara)” |
Desafio | 9 | “Bom, mas demora para zerar o modo Adventure” |
Jogabilidade | 10 | “Bem fácil, não demora muito para pegar o jeito” |
9.8 |