Menu fechado

Prévia

por Paulo Moreira / colaboração de Doni (Crash Bandicoot Brasil – Facebook) – em 30/08/2020

Depois de 10 anos sem um jogo novo oficial de aventura de nosso marsupial favorito, eis que em junho de 2020 a Activision envia a alguns jornalistas e influenciadores um quebra-cabeça referente a uma máscara já vista antes no trailer “It’s Time to Play” da PlayStation em 2019, onde apareciam alguns personagens da franquia em karts com a máscara Aku Aku e a máscara do quebra-cabeça os seguindo. No primeiro momento ninguém tinha entendido do que se tratava, mas dias depois, durante o Summer Game Fest, idealizado pelo apresentador do The Game Awards, Geoff Keighley, foi apresentado para o mundo o que seria o novo jogo de Crash Bandicoot, intitulado “Crash Bandicoot 4: It’s About Time” e este já veio inclusive com data de lançamento – 2 de outubro de 2020. No mesmo dia, o produtor da Toys for Bob deu uma entrevista e tivemos uma ideia de como será o jogo.

O fato do jogo conter o número 4 no título, levantou em muitos a pergunta: “E o Wrath of Cortex? Fica onde nisso tudo?”. Esse debate perdura até o momento, mas a produtora já explicou algumas vezes que “The Wrath of Cortex” existe e continua valendo como parte da história de nosso marsupial, porém ela achou que alguns pontos da história após os eventos de “Crash Bandicoot 3: Warped” não foram tão bem explicados, por isso esse jogo novo está aí para ligar as pontas que foram soltas na história lá atrás.

Falando do jogo em si, esse certamente é um dos jogos com mais novidades que qualquer outro de Crash Bandicoot que cobri em quase 20 anos de site, tanto que precisei pedir ajuda de amigos que entendem de Crash Bandicoot e que estão mais por dentro das notícias (lembrando que não recebo informações novas de Crash Bandicoot desde o evento Rustland de CTR Nitro-Fueled em janeiro), e nesta prévia contei com a ajuda do Doni da página Crash Bandicoot Brasil no Facebook e Instagram.

O que notamos logo de cara é a aparência dos personagens e o estilo de jogabilidade adotado para o jogo. Os primeiros personagens a serem divulgados, além de Crash Bandicoot, foram Coco, Neo Cortex e N. Gin. Os visuais destes personagens foram baseados nos visuais originais dos personagens, porém com mais traços e menos detalhes. Por exemplo: em “N. Sane Trilogy”, Crash e Coco tinham mais pêlos nas versões PS4, Xbox One e PC que na versão Switch (por conta do hardware) e agora em “It’s About Time”, em todas as versões, Crash e Coco apresentam poucos traços mostrando os pêlos, sendo mais desenhados do que antes. O que se sabe é que a Naughty Dog queria que os personagens tivessem visuais que lembrassem os personagens do desenho Looney Tunes e agora isso está sendo tomado como base para a Toys for Bob desenvolver os designs dos personagens. A jogabilidade foi baseada nos clássicos (assim como eu sempre disse que gostaria de ver num novo jogo de Crash Bandicoot) com alguns novos recursos interessantes, principalmente para jogadores hardcores (este certamente não sou mais).

Um desses novos recursos se referem às novas máscaras do jogo, inclusive a história do jogo dependerá dessas máscaras, que são chamadas no jogo de Máscaras Quânticas. No final da história de “Crash Bandicoot 3: Warped”, Neo Cortex, N. Tropy e Uka Uka ficam presos no passado após a máquina do tempo entrar em colapso. Agora finalmente eles conseguiram escapar da prisão interdimensional, porém causando algum tipo de fissura nas dimensões. É nesse clima de viagens dimensionais que os personagens Crash e Coco enfrentarão os desafios do jogo. As máscaras que nossos personagens irão usar no jogo servirão de ajuda para passar por estes obstáculos.

São elas: Kupuna-Wa (máscara do tempo – com ela, os objetos que se movem no cenário podem ser desacelerados, permitindo que os personagens avancem), Ika-Ika (máscara da gravidade – com ela equipada, os personagens podem mudar de posição no cenário ficando de ponta-cabeça para atravessarem obstáculos), Lani Loli (máscara que permite que os objetos apareçam ou desapareçam, permitindo que sejam destruídos ou ultrapassados por segurança) e máscara roxa chamada de Akano, que não teve sua habilidade revelada (logo saberemos do que se trata).

Outra novidade no jogo, apresentada no State of Play do mês de agosto é o novo modo de jogo chamado “N. Verted”, que seguirá o conceito do Modo Espelho do Crash Team Racing: Nitro Fueled. Nesse modo, a Toys for Bob, em colaboração com a Beenox, proporcionará uma nova experiência de jogo, onde você poderá jogar as fases em dimensões alternativas. Alguns exemplos foram mostrados no trailer, como na fase em preto e branco que conforme você avança ela vai se tornando colorida ou na fase com cores em neon, que inclusive ao invés de coletar frutas Wumpa nós coletaremos amoras! Após desbloquear esse modo “N. Verted”, será possível jogar todas as fases do jogo com novas sensações, desafios e diferentes estilos artísticos. Essa adição servirá para quem gosta de completar o jogo por inteiro e para aqueles que buscam novos desafios.

Além disso, surpreendentemente, descobrimos que Neo Cortex será um personagem jogável! Isso mesmo! Poderemos controlar Neo Cortex nas fases em que Crash e Coco entrarão. Na perspectiva de Neo Cortex, o jogador poderá ultrapassar os obstáculos utilizando a arma transformadora de Cortex para transformar animais em plataformas ou gelatinas ou usar um jetpack para dar um impulso para frente para ultrapassar os abismos que surgirem no cenário. Em certos momentos da fase Neo Cortex poderá encontrar Crash e Coco e ativar armadilhas que influenciarão na fase quando ultrapassada por esses personagens. Tal fato foi demonstrado em gameplays de uma das fases de uma demo que foi enviada pela Activision a influenciadores e jornalistas pelo mundo (no Brasil, YouTubers, como o Fiaspo, receberam essa demo, que contava com três fases – “Snow Way Out”, pela perspectiva de Crash e Neo Cortex; e “Dino Dash”, que apresenta uma parte de perseguição como em fases pré-históricas do Crash 3).

Ainda, durante o evento State of Play, foi anunciado que poderemos controlar também o vilão Dingodile! Outra coisa surpreendente! Imagine, se quiser, um homem simples – não, esquece – metade dingo, metade crocodilo, que decide aposentar seus velhos hábitos de chamuscar e explodir bandicoots em troca de realizar seu maior sonho: Abrir um restaurante. Infelizmente, a propriedade do nosso Dingodile é destruída diante de seus olhos, e nosso vilão que virou chefe de fast-food é sugado para outra dimensão! Bom, está na hora de ele descobrir o que houve de errado. Além do Neo Cortex, você poderá jogar fases completas e linhas do tempo alternativas com o Dingodile. Enquanto Cortex transforma os inimigos em plataformas e gosmas gelatinosas com sua pistola, Dingodile tem um jeito… mais bruto. Como ele trocou seu lança-chamas por uma arma aspiradora, Dingodile pode sugar barris de TNT e lançá-los com uma precisão incrível, explodindo qualquer coisa que esteja no seu caminho de volta para casa. Isso tudo é por vingança por seu restaurante destruído, então ajude-o para que ele volte e seja feliz de novo com sua aposentadoria.

No topo: Kupuna-Wa e Loni Loli. Na parte inferior: Ika-Ika e Akano.

No mesmo trailer foi confirmado que nossos personagens terão skins personalizadas. No momento, apenas Crash e Coco receberão essas skins. Depois do evento, a produtora veio informar que as skins serão adquiridas no jogo ao coletar certas quantidades de joias e que o jogo não terá microtransações, ou seja, as skins não serão compradas com dinheiro real. Aliás, as joias nesse jogo deverão ser em maior número, inclusive o número de fases promete ser o maior de toda a franquia. Aparentemente as fases terão entre 5 e 6 joias que serão obtidas cumprindo desafios nas fases ou ao acessar áreas mais escondidas. Algumas joias serão obtidas coletando uma certa quantidade de frutas Wumpa, outra ao destruir todas as caixas, outra por acessar áreas secretas, incluindo as famigeradas “Death Routes”. Em relação ao número de fases, segundo a GameStop, o jogo terá mais de 100 fases, porém não foi especificado como chegaram a esse número, até porque teremos as fases normais, as fases com Neo Cortex, as fases de Dingodile, as fases no modo “N. Verted” e os chefes. Ah, falando em chefes, lembrei que no trailer foi divulgada a aparência de N. Tropy e Uka Uka, que não tinham sido apresentados antes, mas que sabíamos que entrariam no jogo, até porque fazem parte da história por estarem no final de Crash 3.

Para amplificar ainda mais a dificuldade do jogo, foi anunciado durante a abertura da GamesCom em agosto um novo modo chamado “Flashback”. Neste modo, o jogador enfrentará uma câmara de testes de Neo Cortex voltada para Crash e Coco. O mais incrível é que essa fase é acessada coletando fitas nas fases e terminando essas fases SEM MORRER (aparentemente as fases serão longas, então terminá-las sem morrer será um desafio ainda maior que nos clássicos). Essas câmaras de teste mostram Neo Cortex colocando Crash e Coco em fases, no estilo bônus (onde o objetivo é destruir todas as caixas) com quebra-cabeças bem mais complexos que nos bônus tradicionais da franquia e esses testes acontecem na linha do tempo antes dos eventos de Crash 1, ou seja, no início do ano de 1996 (inclusive no trailer aparece a data de 01/01/1996, lembrando que o jogo Crash 1 foi lançado em 09/09/1996).

Por fim, o jogo contará com dois modos: RETRO e MODERNO. O modo Retro é no estilo Crash Bandicoot original, onde a cada morte você perde uma vida! E o modo Moderno contará com vidas infinitas para os novos fãs, além de um contador de morte!
UPDATE:

Quando nós pensávamos que não iriam ter novidades para o jogo, eis que no dia 8 de setembro, foi postado no canal oficial do PlayStation um vídeo do programa “PlayStation Underground” em que eles mostraram novidades para o jogo. E a grande novidade é que a Tawna será uma personagem jogável. Então, temos 5 personagens jogáveis no jogo: Crash e Coco Bandicoot, Neo Cortex, Dingodile e Tawna.

Essa Tawna não é a mesma do universo de Crash Bandicoot. Essa Tawna é de outra dimensão e, provavelmente, nessa dimensão Crash e Coco tinham desaparecido (talvez isso saibamos melhor no jogo). A jogabilidade dela parece ser rápida devido à ferramenta que a Tawna usa para se mover pelos cenários, que é uma garra. Sua jogabilidade lembra muito da Nina Cortex em Crash Twinsanity, porém andando rapidamente.

Para encerrar, só mais uma informação: o jogo será lançado no dia 2 de outubro de 2020 para PS4 e Xbox One, sendo vendido a R$ 199,92 no PS4 (com desconto) e R$ 200,00 no Xbox One (com desconto).

Confira na página do site no Facebook e no Twitter mais imagens e detalhes do jogo, que não foram disponibilizadas aqui. Nosso Facebook é www.facebook.com/dragonsbandicoots e Twitter é www.twitter.com/dragband . Alguns vídeos interessantes do jogo estão sendo compilados numa playlist chamada “Notícias”. Confira no Canal D&B! www.youtube.com.br/dragonsbandicoots .

Sigam a página Crash Bandicoot Brasil no Facebook e no Instagram: https://www.facebook.com/CrashBandicootBRA/ ; https://www.instagram.com/crashbandicoot.brasil/