Menu fechado

Iniciar o jogo com 106% (Xbox e GameCube)

Enviado por Cassio

Quando iniciar um novo jogo insira o nome “WOMBAT”.

Editor de Fases (PS2)

Enviado por Fagner

Você possivelmente jogou esse jogo por todos esses anos e jamais deve ter imaginado que ele escondia esse segredo. Há algum tempo atrás LXShadow e Hacc, ambos conhecidos por vários códigos e segredos dos jogos de Crash Bandicoot, descobriram um Editor de Fases secreto dentro do Crash Bandicoot: The Wrath of Cortex. O editor é capaz de fazer os mais variados tipos de edição durante as fases que vão desde a adição e posicionamento de caixas até mesmo edição de partículas. O editor possivelmente foi feito pela equipe de produção do jogo para fazer edições de última hora nas fases e possívelmente foi esquecido de ser removido ou quem sabe até é parte da engine do jogo, o que explicaria os Loadings tão lentos.

O editor só é acessível por códigos de Cheat Devices (Codebreaker, Action Replay, GameShark, etc.). Estão disponíveis códigos para todas as versões do jogo (NTSC, NTSC Greatest Hits, PAL e PAL Platinum). Segue a página de códigos:

http://dblegacy.xtgem.com/misc/Code+List.html

Os códigos acima estão em formato RAW. Assim como estão funcionam perfeitamente com GameShark ou PS2RD, porém precisam ser convertidos para serem usados com Codebreaker, Action Replay ou outros. Para isso use um programa chamado OmniConvert, o qual é bem simples de usar e há vários tutoriais na internet.

Agora vou explicar brevemente para que serve cada código da página acima:

EDITOR CODES

Esse conjunto de códigos é o responsável por deixar o Editor de Fases acessível, você precisa utilizar todos eles. Utilizando esses códigos, estando em qualquer fase, basta apertar SELECT, R1, L1, R2 e L2 e o editor irá aparecer, depois é só mexer nele. Esse é o único obrigatório para poder acessar o editor, os códigos abaixo são opcionais, mas que podem ser muito úteis.

DEBUG MENU CODES

Esse conjunto de códigos libera um menu de debug bem ao estilo do Cheat Menu do Crash Bash. Sim, além do editor os desenvolvedores esqueceram um menu de debug, o qual há diferentes opções e janelas acessíveis. O Cheat Menu (R2 enquanto pausado) é útil na hora de testar suas fases depois de mexer nelas com o Editor de Fases enquanto que o Draw Settings Menu (L2 enquanto pausado) é capaz de mudar a ambientação da fase completamente dando uma nova cara para ela, uma excelente complementação para sua fase editada.

HIDDEN LEVEL CODES

Esses códigos não têm muito a ver com o Editor de Fases, mas o Editor de Fases pode ser usado nessas fases. Esses códigos lhe dão acesso há algumas fases Beta do jogo que ainda estão no disco. NÃO USE o código da E3 Hub e da Fire Island ao mesmo tempo, beleza?

WALK ANYWHERE CODES

Esses códigos eu pessoalmente não uso pois para mim mais atrapalharam do que ajudam, mas podem tornar sua edição de fases e exploração do cenário mais fáceis já que eles permitem que você caminhe pelas paredes e pelos limites da fase, o que pode ajudar (ou atrapalhar) durante a edição. Veja a área de informações logo ao final da lista de códigos da página acima para mais informações.

MISCELLANEOUS RENDERER CODES

Conjunto de códigos muito úteis de serem usados com o Editor de Fases. O Show Splines irá mostrar linhas 3D que lhe ajudaram a mapear melhor a fase, o Render Debug Lines adicionará as linhas de debug que o Editor de Fases não tem, ajudando muito durante a edição de algumas coisas já que elas lhe darão uma referência. O Disable Visitables também é muito útil, já que ele carrega a fase por completo, o que facilita na edição, sem ele as áreas da fase só carregam quando Crash está próximo. O Disable Vistitables obviamente deixa o jogo mais lento, mas não se preocupe, não é nada muito exagerado.

Beleza! Já tenho os códigos, mas como o Editor de Fases funciona?

Sem problema! Segue uma playlist de vídeos criada por ShadowLee19 com um tutorial completo sobre o editor. Nos vídeos o autor parece ter um pânico em salvar os itens modificados com o Editor de Fases, mas até então eu pessoalmente não tive problemas. Em todo o caso recomendo utilizar o Open PS2 Loader com o PS2RD e Memory Card virtual que é só alegria. Vale lembrar que o único item salvável é o do Editor de Caixas.

https://www.youtube.com/playlist?list=PLBsn_HMeJJv5HyvPhWNmIH_5eY9xmyj9t

E é isso, no começo você ficará meio perdido com o editor, mas é só ter paciência que com o tempo você pega o jeito e vai se sentir um desenvolvedor de jogos do Crash!

Minigame secreto - Crash Bandicoot Blast (GameCube)

Enviado por Cassio

“Para acessar este minigame, você deve conectar um GameBoy Advance em um GameCube com o jogo Crash Bandicoot: The Wrath of Cortex. O objetivo do minigame é atirar em imagens que saltam de Neo Cortex, N. Gin, Dingodile e Uka Uka com Crash com a sua bazuca. Não se deve atirar em Aku Aku, Coco ou Polar, no entanto pode-se atirar em caixas para ganhar mais munição, para não acontecer um Game Over. Depois de conseguir pontos suficientes, você vai avançar para a próxima rodada. A velocidade dos alvos aumenta à medida que as rodadas passam.”

Final Extra

Colete todas as 46 gemas para ver um novo vídeo apresentando um novo final para o jogo.

Evitar perder vidas

Quando morrer, pause rapidamente o jogo antes que a tela escureça, então selecione “Warp Room” nas opções. Você retornará ao Warp Room sem ter perdido vida.

Ganhando Jóias

Como nos games anteriores, para conseguir a gema (jóia) você deve coletar todas as caixas da fase.

Ganhando facilmente jóias, relíquias e cristais

Não colete tudo de uma vez num nível e conseguir 100% do jogo. Em vez disso, use o pequeno truque a seguir para conseguir todos os poderes dos guardas. Esta é a ordem que você deve seguir: primeiro, não pegue todas as caixas e desvie das plataformas de Bônus para conseguir 25 cristais e derrotar as máscaras. Depois, se você já tiver derrotado Neo Cortex, volte para pegar as jóias e colete-as antes de Uka Uka e Cortex. Depois vem o desafio mais difícil. Use todas as suas forças e poderes especiais e seja o mais rápido possível para derrotar o Time Trial. Procure pegar todas as caixas de tempo para conseguir vencer o desafio. Lembre-se que deve coletar em cada uma das fases dos Warp Rooms do jogo. Você encontrará um Warp Room secreto e níveis extras para encontrar as jóias restantes.

Derrotando Chefes

Lo-Lo: Preste atenção onde a máscara flutua e atire ali.

Py-ro: Segure o botão de giro para carregar o canhão de água ou você nunca acertará Py-Ro.

Rok-Ko: Role pelos lados sem ir ao centro. Todas as pedras virão perto de você, e Crunch irá esquecer na maior parte do tempo.

Wa-Wa: Quando você encontrar Wa-Wa, Crunch irá atirar coisas em você. Ele atirará raios azuis que você pode pular. Quando ele atirar coisas verdes, agache. Pule de um painel a outro. Quando você chegar em Crunch, gire rapidamente. Cuidado: os painéis irão desaparecer. Uma vez que Crunch pula de volta para o início, corra. Quando você girar nele nas próximas duas vezes, não pare de correr.

Localização das Jóias Coloridas

Para conseguir as jóias a seguir, pule nas plataformas de caveira e encontre um caminho para o final das áreas das fases abaixo:

Gema Vermelha: “Crash And Burn”
Gema Verde: “Wizards and Lizards”
Gema Azul: “Arctic Antics”
Gema Amarela: “Gold Rush”
Gema Roxa: “The Gauntlet”

Fase Tsunami

Enviado por Pedro Augusto de Carvalho Franco

Na fase Tsunami do Warp Room 3, na hora em que chegar a onda enorme aperte Círculo para andar mais rápido. (se não fizer isso vai acabar sendo morto pelo Tsunami). A fase com Coco Bandicoot é idêntica a do Warp Room 4: Avalanche.

Chefões

Enviado por Pedro Augusto de Carvalho Franco

No 1º Crunch você tem que colorir as bolas com a sua cor evitando encostar em Crunch. Para fazer isso apenas encoste nelas.
No 2° Crunch, na primeira vida dele, pule direto duas plataformas e espere ele soltar um raio. Use o pulo duplo a partir daí para pular para a próxima plataforma e depois gire nele. Essa 1° dica é apenas p/ a primeira vida dele depois pule ainda com o pulo duplo só que só com uma plataforma depois agache do raio verde e pule normalmente. Para usar o pulo duplo apenas agache e pule.
No 3° Crunch desvie das pedras e quando Aku Aku der uma máquina para Crash, corra e use o ataque Quadrado antes que chegue na barreira de Py-Ro. A partir disso, na hora da volta, desvie das mini pedras e atire nele.

Fase Wizards And Lizards

Enviado por Marcos Vinicios da Silva

Para conseguir uma platina nessa fase aperte Select quando tocar no relógio; você será tele-transportado para o fim da fase.

Pegando a jóia Azul mais facilmente

Enviado por Raphael

Na fase Arctic Antics: Antes de entrar na plataforma com a caveira (Caminho secreto para gema azul), siga em frente até achar a caixa verde com ponto de exclamação. Destrua os NITROs da fase, depois é só entrar no caminho secreto, sem caixas de NITRO. Assim é bem mais fácil ganhar a jóia azul.

Poder secreto (apenas na versão PAL)

Enviado por Raphael Simão

É a SUPER BARRIGADA. Para pegar esse poder, vá à fase Banzai Bonzai (8), mas é necessário ter a Jóia Vermelha, que se encontra na fase Crash and Burn (21). Suba na plataforma vermelha, e siga o caminho desviando dos NITROs, e no final receberá o poder, mais a jóia transparente (secreta).

Time Trial mais rápido

Enviado por Mateus Favarin Costa

Diferente do Crash Bandicoot 3, você não perde as máscaras quando pega o relógio do Time Trial. Comece o Time Trial com seu personagem com duas máscaras e, no meio do Time Trial, colete o Aku Aku (se tiver), assim você corre com a terceira máscara e ganha um pouco de tempo. Se você já tiver as máscaras e até o final não exite outro Aku Aku (ou seja, impossível terceira máscara) e alguma caixa amarela de congelar o tempo estiver ao lado de um TNT, ao invés de coletar somente a caixa amarela (e perder tempo fazendo isso), destrua o TNT e siga em frente (você ganha tempo fazendo isso); como não tem mais nenhuma máscara na frente, você não perde nada ao perder a máscara (que você destruiu no TNT) e você ainda ganha tempo.

Tempos do modo Time Trial

Após conseguir o cristal, você pode voltar à fase. Ao retornar do início dessa fase, você verá um relógio. Encoste nele para habilitar o modo Time Trial. Nesse modo, você deve correr feito louco, coletando as caixas amarelas com números que congelam o tempo por alguns segundos de acordo com o número contido nela. Chegando ao final sem morrer, você poderá ser recompensado com uma relíquia que varia de acordo com o tempo conseguido: Safira (é fácil de conseguir), Ouro (não é tão fácil assim, mas não tão difícil, é o nível médio) e Platina (difícil de conseguir). Tente cortar o maior número de caminhos, sem se esquecer das caixas amarelas, ok!

FASESSAFIRAOUROPLATINA
Arctic Antics1:15:000:45:000:37:00
Tornado Alley2:00:001:20:001:00:00
Bamboozled1:15:000:35:000:25:00
Wizards And Lizards1:15:000:45:000:35:00
Compactor Reactor1:45:001:05:000:58:00
Jungle Rumble2:00:001:20:001:12:00
Sea Shell Shenanigans1:23:601:07:910:52:38
Banzai Bonsai1:30:001:00:000:45:00
That Sinking Feeling3:30:002:20:001:10:00
H2 Oh No1:45:001:00:000:50:00
The Gauntlet1:30:000:50:000:40:00
Tsunami1:30:000:45:000:40:00
Smokey And The Bandicoot1:20:001:10:001:00:00
Eskimo Roll1:25:000:45:000:34:00
Fahrenheit Frenzy2:00:001:20:001:10:00
Avalanche1:35:001:05:000:50:33
Droid Void2:00:001:25:001:15:00
Crashteroids1:54:361:22:831:16:65
Coral Canyon1:14:170:56:370:48:58
Weathering Heights1:37:341:01:650:54:08
Crash And Burn1:45:001:20:001:15:00
Gold Rush2:15:001:45:001:30:00
Medieval Madness1:40:001:20:001:00:00
Crate Balls Of Fire2:20:001:50:001:40:00
Cortex Vortex1:45:001:05:000:58:00
Knight Time1:35:471:05:000:50:11
Ghost Town1:10:000:40:000:30:00
Ice Station Bandicoot1:08:000:55:000:51:23
Solar Bowler1:00:000:40:000:30:00
Force Of Nature1:15:000:50:000:43:00