Summer Forest
Autumn Plains
Winter Tundra
Speedway Rounds
Summer Forest
400
O jogo tem início quando estão o Professor, Hunter e Elora ao lado de um portal esperando que apareça um dragão para salvá-los das mãos de Ripto. Eis que Spyro surge no mundo de Avalar, mais precisamente em Glimmer, onde se inicia a aventura. Logo abaixo estão os itens que aparecerão no decorrer do jogo com as suas tarefas. É uma boa pedida para quem tem preguiça de procurar no dicionário de inglês o significado das palavras que os personagens falam durante o jogo. Os skills points são as únicas tarefas que não são apresentadas no Guidebook (Livro Guia) logo que começa o jogo. Você deve primeiro derrotar Ripto para que essa opção esteja no Livro Guia. No guia abaixo, a primeira fase é chamada Home World, que é o lugar onde se localizam os portais para os demais mundos, ok! Boa Sorte!!
Essa fase vem logo após o final de Glimmer. Esse mundo é para apresentar os movimentos e ações que Spyro deverá fazer durante a aventura. Em cada fase, Spyro deverá ajudar os personagens ali presentes resolvendo seus problemas para ganhar uma esfera em troca que será usada para dar poder ao Superportal de Professor.
O que você deve coletar em cada mundo é uma esfera chamada “orb”. Nessa fase, por exemplo, você tem que coletar os seguintes orbs:
Orb 1: Complete os ensinamentos de Hunter.
Orb 2: Após aprender a mergulhar, volte ao começo e mergulhe num lago, passe para o outro lado da caverna subterrânea.
Orb 3: Após aprender a escalar, vá onde está Elora (perto de Hurricos e Sunny Beach) e suba a escada.
Orb 4: Após abrir a fase Ocean Speedway, à esquerda você verá uma porta; não abra. Pule pelo lado de fora da janela, voando de uma janela à outra sem cair. Atrás dessa porta que você atravessar, está o último orb dessa fase.
Glimmer
Aqui é onde começa a aventura. Spyro e Sparx estão no mundo de exploradores de jóias preciosas e lá eles deverão encontrar o caminho para Summer Forest e ganhar o talismã.
Orb 1: Acenda as lâmpadas da caverna após aprender a escalar.
Orb 2: Acenda as lâmpadas do lado de fora da caverna.
Orb 3: Derrote os 6 lagartos da fase.
Idol Springs
Spyro está num templo de estátuas de madeira. Os personagens usam troncos para construir estátuas. Spyro deverá ajudá-los a derrotar essas estátuas que tornaram vivas e estão armando muita confusão em Idol Springs.
Orb 1: Salve a dançarina presa pelo caldeirão de madeira.
Orb 2: Resolva os três quebra-cabeças, mas para ir lá você deve aprender a nadar primeiro. Depois que fizer isso, volte para a fase e logo que entrar, pule na água e nade até o outro lado do lago.
Skill Point: plane numa estátua na área das dançarinas.
Colossus
Outro templo, mas lá vivem levitadores que usam a sua magia para se esconderem de um monstro chamado Yeti. É uma fase fria e é em Colossus que Spyro terá sua primeira experiência nos esportes: jogará hóquei.
Orb 1: Faça 5 gols de hóquei em dois minutos.
Orb 2: Faça 5 gols para ganhar do oponente.
Orb 3: Encontre o Professor em cima do templo e queime 10 estátuas para libertar os espíritos.
Skill Point: Ganhe do oponente de 5×0 no hóquei.
Hurricos
Primeira fase noturna do jogo. Em Hurricos, Spyro deverá derrotar um bando de monstros que estão roubando esferas elétricas do gerador da fábrica dos seus habitantes.
Orb 1: Capture 10 ladrões de esferas e coloque-as nos lugares para fazer a fábrica funcionar novamente.
Orb 2: Usando os ventiladores gigantes, passe para o outro lado da fábrica.
Orb 3: Passe pela segunda parte dos ventiladores gigantes e chegue até o outro lado mais distante da fábrica e ligue o interruptor na sala.
Skill Point: Destrua todos os ventiladores que estão espalhados na fase (os menores, heim!)
Sunny Beach
Nessa fase Spyro deverá escoltar os bebês de tartaruga para ficarem juntos do rei de Sunny Beach. Como o nome da fase diz, o cenário dessa fase é ensolarado e a locação é uma praia.
Orb 1: Destrua todas as caixas onde as tartaruguinhas estão presas (para isso, você deve acionar o poder de bola de fogo).
Orb 2: Após aprender a escalar volte à fase e no final vire à direita para encontrar uma escada. Suba-a. Lá em cima, não deixe as tartarugas entrarem no caldeirão.
Orb 3: Não deixe as outras tartarugas entrarem no caldeirão (após conseguir o orb, vá até a água em que você empurrou as tartarugas, pois lá tem 5 jóias verdes).
Aquaria Towers
Para entrar nessa fase, você precisará dar a Moneybags algumas jóias para abaixar uma parede. Aquaria Towers é a primeira fase TOTALMENTE aquática do jogo. Lá Spyro deverá ajudar os cavalos marinhos a recuperar a água que eles precisam para viver. Use os interruptores para encher o cenário de água.
Orb 1: Após conseguir o talismã, vá até o alto do cenário para encontrar uma passagem e entre nela. Quando chegar lá, procure o rei dos cavalos marinhos. Ele pedirá que suba no topo das torres (do lado de dentro) para salvar os filhos dele. As torres estão numeradas, ficando mais fácil encontrar.
Orb 2: Encontre Hunter perto do rei-foca. Usando a raia de Hunter, siga o golfinho passando dentro dos arcos de bolhas.
Orb 3: O mesmo que o anterior, mas é mais difícil.
Skill Point: Usando o poder de bola de fogo, destrua as algas.
Crush's Dungeon
Acesso para Autumn Plains
Para entrar nesse chefe de mundo, você deve coletar todos os 6 talismãs das 6 fases anteriores (exceção feita à fase Summer Forest). Quando você tiver os talismãs você poderá entrar nesse chefe.
Para derrotar Crush você deve desviar de seus ataques pulando com o botão X ou correndo com o botão Quadrado. Logo em seguida dê uma baforada e fuja pois ele baterá no chão com sua marreta fazendo cair várias pedras gigantes. Ao derrotar Crush você será levado ao mundo Autumn Plains.
Skill Point: Derrote Crush sem perder energia alguma.