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1 - Dragon Village

x3   x5   x5   –   Spyro

– Encontre Moneybags em frente de sua loja. Logo que iniciar o jogo, siga em frente. Moneybags exige 500 jóias para entrar em sua loja. Colete jóias ao redor da loja e no cenário a sua volta. Quando coletar as 500 jóias, fale novamente com Moneybags (aperte Triângulo) para entrar na loja e comprar uma chave “Lock Pick” para Sparx abrir o portão.

Dark Gem 1: Após abrir o portão, fale com o Mestre Tomas no final da caverna. O dragão ensinará como destruir a Dark Gem (Jóia Maligna). Use o Horn Dive para destruir a Dark Gem no cenário. Use o pulo duplo para pular na abertura que a Dark Gem abriu após sua explosão.

Ovo 1: Encontre Hunter. Ele pedirá um ovo de dragão para abrir a porta. Use a planada que Hunter ensinou (pulo duplo + Stick Analógico Esquerdo para esquerda ou direita) para pular nas plataformas à sua frente. No meio do caminho estará o ovo.

– Hunter abrirá a porta. No final da caverna, Spyro encontrará um cofre que só pode ser aberto com o Lock Pick e, no final do cenário, uma máquina e um holograma de Professor. Fale com ele para abrir a porta do Berçário.

Light Gem 1: Lá dentro, você verá os ladrões roubando os ovos do berçário. Dentro do berçário, atrás de Spyro, há uma Light Gem, item necessário para ativar a máquina que você viu antes de entrar no berçário).

Ovo 2: Depois dessa área, você retornará à parte inicial da fase. Compre um Lock Pick e volte ao cofre do cenário anterior. Dentro do cofre há outro ovo.

Light Gem 2: Volte à loja de Moneybags e compre outro Lock Pick e siga para o início da fase e entre numa passagem em que Spyro precisa usar o pulo duplo para alcançar outro cofre com cadeado (esse local fica em frente ao laboratório de Professor). Dentro do cofre há uma Light Gem.

– Siga pela caverna à sua frente. No final, você verá um portal onde Sgt Byrd está parado (se quiser jogar a fase dele, basta selecionar “yes” após a conversa; leia a fase 1.1 como passar da fase de Sgt Byrd).

– Nessa área também existe uma parede falsa (veja rachaduras na parede).

Light Gem 4: Nessa área existe um puzzle a ser resolvido. Para resolvê-lo, você deve apertar o botão com alvo e pular nas plataformas de madeira no sentido anti-horário (contrário do relógio) antes que a trava solte e as plataformas abaixem. Se você passar pelas 4 primeiras plataformas, você encontrará uma Light Gem dentro da salinha da torre (use sempre o pulo duplo e/ou planada para não cair).

Dark Gem 2: Depois acenda um foguete e plane na plataforma à sua frente para pegar as jóias. Depois de pegar as jóias, desça e aperte de novo o botão, mas agora pule até a segunda plataforma no sentido anti-horário. Dê um pulo à direita dessas plataformas para encontrar uma Dark Gem.

Ovo 4: Quando destruir a Dark Gem, entre na sala que se abriu para pegar outro ovo.

Ovo 5: Entre na área secreta dessa parte da fase. No final da caverna existe outro ovo.

Light Gem 5: Nessa área, você deverá subir num prédio à sua frente. Dentro do prédio há uma Light Gem.

Dark Gem 3: Caia no buraco para entrar no laboratório de Professor. Volte à loja de Moneybags para comprar outro Lock Pick. Vá pelo caminho que te levou até o Mestre Tomas. No meio do caminho você encontrará a dragãozinha Ember. Fale com ela e destrua a Dark Gem do lado dela. A destruição da Dark Gem fará uma ponte surgir à sua frente. Ela te levará à segunda fase desse mundo.

Light Gem 6: No outro lado da ponte há um cofre. Dentro dele há uma Light Gem. Nessa área, fora da caverna e na beirada da ponte, acenda o foguete para destruir as caixas de metal do outro lado da ponte (leia a fase 2).

– Volte a essa fase quando tiver destruído 10 Dark Gems para entrar no portal para o chefe Gnasty Gnorc.

Ovo 6: Dentro da caverna que te leva a Gnasty Gnorc, após conhecer o dragãozinho Flame, há um ovo. (Leia a fase Gnasty’s Cave para aprender a derrotá-lo).

1.1 - Island Speedway

x1   x1   –  Sgt. Byrd

– Essa fase e as outras são parecidas com a esta. O objetivo é destruir Gnorcs, pássaros e caixas com alvo e passar por anéis e portais de tempo sem cair na água e antes do tempo acabar. Siga nessa ordem: Caixas com alvo e pássaros ao mesmo tempo, Gnorcs e portais de tempo e, finalmente, os anéis. Veja como controlar Sgt. Byrd na guia Dicas.

Ovo 3: Complete as tarefas em 3:00.

Light Gem 3: Complete as tarefas em 1:42.

Continuar a fase Dragon Village

2 - Crocovile Swamp

x3   x6   x8   –   Spyro

– Logo que iniciar a fase, tome cuidado com as plantas e com os morcegos. Você não pode destruir as plantas, apenas “assustá-las” por um instante. No final da caverna você verá um holograma de Moneybags – ele abriu sua loja virtual em vários locais da fase; nessa loja os itens são os mesmos da loja principal, porém mais caros.

Dark Gem 1: Seguindo em frente e pela esquerda dessa área existe uma Dark Gem. Ela fará abrir uma passagem na parede e aparecerão plataformas – suba.

Light Gem 1: Logo que chegar no topo, existe uma fada. Destrua uma parede falsa à direita dela. Lá existe um cofre com cadeado (verifique se está com um Lock Pick apertando [R2] durante o jogo). Dentro do cofre há uma Light Gem.

Ovo 1: Desse local, plane na direção de um ovo no final do cenário (veja onde vai planar e depois, então, plane). Com certeza, Spyro não conseguirá pousar onde está o ovo, então pouse em uma das plataformas sobre o lodo (para pousar antes, basta soltar os botões aos poucos).

– Retorne à superfície e você verá uma caixa de ferro. Para destruí-la você deve encontrar um foguete que está nessa região da fase (Dica: olhe ao lado da parede do outro lado desse cenário; vá pela beirada, perto do lago e gire a câmera com o botão R3).

Light Gem 2: Volte ao local onde está Moneybags (holograma) e, agora, suba no templo à direita. No alto, plane até uma plataforma pequena com um canhão. Aperte Triângulo para entrar no canhão e destrua o topo do templo. Lá existe uma Light Gem (aproveite o canhão para destruir as caixas de metal).

Ovo 2: Desça a plataforma, compre um Lock Pick e siga pelo caminho à direita. Pelo caminho mais baixo você verá o holograma de Professor. Ele explicará a você o que é o Supercharge (ver guia Dicas) e pedirá 40 Light Gems para ativá-lo. Vá pela área de cima e suba umas plataformas à direita com um cofre no alto. Nesse cofre há um ovo.

– Vá pela caverna e, no final dela, vire à direita. Você verá um botão no chão perto das plantas carnívoras; aperte-o usando o Horn Dive (chifrada no chão ou cabeçada). Ele abrirá um portão do templo. O outro botão está ao lado da porta do templo. Antes de entrar no templo, verifique se tem Lock Pick (aperte [R2] durante o jogo e olhe no canto inferior esquerdo da tela), só assim entre no templo.

Ovo 3: À esquerda da entrada derrote o jacaré que está pressionando um botão no chão. A porta se abrirá quando ele for derrotado. Entre e abra o cofre para ganhar um ovo.

Light Gem 3: Na porta central, aperte o botão para que ela abra. No final dos obstáculos há uma Light Gem.

Ovo 4: Volte a esse local quando obtiver a baforada de eletricidade após derrotar Gnasty Gnorc. Volte ao templo e entre na área da direita, onde há 4 transformadores. Ative-os e entre na passagem que se abriu. Pegue o ovo que está com o ladrão.

Light Gem 4: Saia do templo e siga em frente. Na caverna existem armadilhas e dois jacarés. Perto do segundo jacaré existe um botão na parede (à esquerda da caverna). A parede é feita de pedras; procure então uma pedra de cor diferente e chifre nela. Na passagem secreta existe uma Light Gem.

Light Gem 5: No final da caverna está a fada Zoe e à sua frente um jacaré pronto para te atacar. Atrás da árvore à esquerda existe uma armadilha e atrás dessa armadilha, uma plataforma com jóias. Volte e siga pelas plataformas de madeira (existem três plataformas). Na segunda plataforma, vire a câmera (R3) para ver surgirem no lodo plataformas que levam a um local desconhecido. Plane nas plataformas mais distantes para ganhar tempo. Nesse local há uma Light Gem.

– Siga pelas plataformas de madeira até achar uma jaula com Blink dentro. Abra a jaula e escolha se quer ou não jogar a fase dele. Para acompanhá-la, leia a fase 2.1.

Dark Gem 2: Siga pela passagem (com neblina) à esquerda da jaula de Blink. Nessa área existe uma Dark Gem na porta da casa da árvore. Dentro dessa casa está o Mestre Magnus. Ele ensinará Spyro a fazer o movimento de “giro na madeira” (Pole Spin).

Ovo 6: Use o Pole Spin para subir na casa de Magnus. À direita existe uma parede falsa. Nessa passagem há um ovo e um foguete.

Light Gem 7: Volte e suba mais na casa. Você verá uma cama; nesse local, gire a câmera, você verá uma Light Gem no alto da casa. Atrás de uma parede de madeira há um foguete, acenda-o. Desça até o primeiro nível abaixo do seu, onde está aberta uma passagem (segure [L1] para ativar a câmera em primeira pessoa) acima da entrada da casa. Use o Pole Spin nesse local para ir onde o foguete foi. Saia da casa e procure nessa área por outros pedaços de madeira. Use o Pole Spin para subir nesse local onde o primeiro foguete foi.

Ovo 7: Volte as plataformas de madeira perto de Blink. Vá até a terceira plataforma e pule à direita para ir à outra área que é acessada com o Pole Spin. No final dessa caverna, no alto à direita há uma porta destrutível com um ovo.

Dark Gem 3: Desça e entre por uma passagem que te levará onde Blink está. Ao lado da jaula há outra área com pedaços de madeira na parede (Pole Spin, de novo!). Nessa caverna, tome cuidado com as aranhas que surgem de surpresa. No final há uma Dark Gem.

– Quando destruir a Dark Gem, uma passagem será aberta. Nesse local há um sapo, chamado Fredneck. Ajude-o a espantar as criaturas que querem devorar seu estoque de comida. Veja os detalhes dessa fase lendo a fase 2.2.

Light Gem 9: Na área do lodo ao lado da casa de Fredneck, que ele mesmo habilitou, há uma Light Gem.

Light Gem 10: Quando coletar 40 Light Gems volte a essa fase e use o supercharge onde estava o holograma de Professor. Use-o para abrir uma porta no templo perto do primeiro Moneybags dessa fase. Dentro há uma Light Gem.

– Volte para Dragon Village e fale com o Professor na máquina dele perto do berçário.

2.1 - Completely Swamped

x1   x1   –  Blink

– O objetivo principal nos minigames de Blink é destruir os pedaços de Dark Gems pelo cenário, aqui chamados de Dark Shard.

Ovo 8: Destrua 5 Dark Shards.

1º Dark Shard: Após o primeiro buraco, pegue bombas e suba as escadas. No topo está o Dark Shard.

2º Dark Shard: Desça e siga em frente. Na caverna está o Dark Shard.

3º Dark Shard: Suba todo o cenário, ou seja, as duas escadas dessa área. No lugar mais alto está o Dark Shard.

4º Dark Shard: Desça uma escada e passe pelo buraco. Logo que sair do buraco, estará o Dark Shard.

5º Dark Shard: Desça TUDO, mas não caia no lodo 🙂 Siga pelas plataformas à sua frente e, no final, está o último Dark Shard.

Light Gem 8: Destrua 10 Dark Shards.

1º Dark Shard: Após pegar as bombas, destrua a porta e lá dentro está o Dark Shard.

2º Dark Shard: Após o primeiro buraco, pegue bombas e suba as escadas. No topo está o Dark Shard.

3º Dark Shard: Após destruir o segundo Dark Shard, desça e lá estará o Dark Shard.

4º Dark Shard: Depois siga em frente, destruindo as caixas com a bomba. Dentro da caverna está o Dark Shard.

5º Dark Shard: Suba todo o cenário, ou seja, as duas escadas dessa área. No lugar mais alto está o Dark Shard.

6º Dark Shard: Desça uma escada e passe pelo buraco. Logo que sair do buraco, estará o Dark Shard.

7º Dark Shard: Segue-se na pedra que se move no ar para chegar à próxima plataforma. Onde estiver a aranha está o Dark Shard.

8º Dark Shard: Segure-se na outra pedra para ir onde está uma dispensa de bombas. Pule nas plataformas pequenas até o final. Na plataforma no canto da parede está o Dark Shard.

9º Dark Shard: Caia da plataforma. Nessa área estáo Dark Shard.

10º Dark Shard: Siga pela plataforma que está no lodo até o outro lado (ainda na área de baixo). Na última plataforma está o Dark Shard.

Continuar a fase Crocovile Swamp

2.1 - Completely Swamped

x1   x1   –  Spyro (Canhão)

– O objetivo principal desse minigame é proteger a comida do Sapo Fredneck.

Ovo 5: Proteja a comida de Fredneck, derrotando os pássaros e os dinos que surgirem no cenário. Use o canhão para derrotá-los. Evite que eles deixem menos que 4 alimentos no chão, ou seja, não deixe a barra vermelha no topo da tela encher. A barra verde indica quanto falta para terminar a fase.

Light Gem 6: Proteja a comida de Fredneck mais uma vez, mas evite que os inimigos deixem menos que 8 alimentos no chão. A barra vermelha encherá mais rápido se você errar. Dessa vez há mais inimigos.

Continuar a fase Crocovile Swamp

3 - Dragonfly Falls

x4   x4   x7   –   Spyro

 – Para entrar em Dragonfly Falls, volte à Dragon Village e fale com Professor no equipamento Ball Gadget. Para entrar você deve estar com 8 Light Gems.

Light Gem 1: Quando entrar na fase, siga em frente, subindo as plataformas. No alto, você encontrará a fada Zoe. Vire-se para a direção oposta e você verá um crocodilo com um osso nas mãos e, atrás dele, um cofre. Plane até lá para abrir o cofre com uma Light Gem.

Dark Gem 1: Volte para o local que estava (fada) e destrua a parede falsa à sua frente. Continue pelo caminho normal da fase. Quando você chegar à uma área com ovelhas e muitas plantas, pule numa plataforma à esquerda dessa área (acima de dois cestos e outro com alvo). Destrua a parede falsa atrás do crocodilo (cuidado com os morcegos). Dentro da caverna está a Dark Gem.

Ovo 1: Siga adiante para achar o ovo na passagem que a Dark Gem abriu.

Light Gem 2: Volte, siga em frente e compre um Lock Pick (ou um Triplo Lock Pick). Quando derrotar um criador de carneiros, vire sua câmera para a direita e plane nas plataformas da montanha . Em uma plataforma há um botão. Use a cabeçada para apertá-lo e fazer outra plataforma de madeira levantar. Continue subindo nas plataformas até chegar num canhão: use-o para destruir a parede de ferro no fundo do cenário (dica: não mexa na mira do canhão, simplesmente suba e aperte Quadrado). Em seguida, plane até essa caverna. Dentro dela há uma Light Gem.

Dark Gem 2: Se quiser, quando voltar, caia na água e pegue as jóias. Depois, você vai procurar a continuação do cenário e não vai achar… É só prestar atenção na árvore de um dos lados da ponte. A fase continua ali. Você verá outra ponte: pegue as jóias desse cenário. Seguindo adiante, na caverna, você verá duas passagens: siga pela esquerda. Nessa área, pule na primeira plataforma e na área à esquerda para destruir uma Dark Gem.

Ovo 2: Use o canhão que apareceu para destruir as rochas adiante. Quando chegar em “terra firme”, no final, vire à esquerda pois lá tem um ovo.

– Retorne pelo caminho da direita e siga em frente. No local da fada Zoe cheia de caixas há um portal secreto. Ele pede que Spyro tenha 70 Light Gems. Volte aqui mais tarde.

Dark Gem 3: Depois da fada Zoe, plane até a área da direita, lá existe uma Dark Gem.

Light Gem 3: Nade na água até o outro lado da caverna, destrua a parede falsa e volte à superfície. Nesse lado há uma Light Gem.

– Volte e siga pela água na direção da estátua do dragão, mas não siga pelas plataformas dessa direção, mas na esquerda. No alto, Sparx lhe apresentará sua fase. Leia a fase 3.1 para acompanhar essa fase.

Ovo 4: Siga pelo caminho da direita, pela caverna. No final, plane para a direita onde está um gnorc. Essa área somente é acessada quando aprender a escalada, mas fazendo isso, você adianta o que seria feito só depois de terminar o terceiro mundo… Nesse local, há uma parede falsa. Dentro da sala há um ovo.

Light Gem 5: Desça e pule nas tábuas de madeira que estão flutuando na água, mas derrote os pássaros antes de pensar em pular nas próximas tábuas (fique parado na tábua, virado para eles, pule e use a baforada de fogo). Evite nadar nesse lago, pois nele há piranhas. Pule nas tábuas no sentido anti-horário (contrário do ponteiro do relógio). Quando pular na quarta plataforma, pule numa ilhazinha para pegar uma Light Gem.

Light Gem 6: Indo para a ilhazinha do cofre, você terá outra Light Gem. Obs.: Para não ter que nadar no lago, fique pulando na superfície até chegar do outro lado, mesmo assim, as piranhas poderão te atacar.

– Siga pela área da direita desse cenário (esquerda, no mapa), suba a cachoeira (pela terra, ok?), vire a câmera para a esquerda e você verá Hunter. Vá até ele e responda “yes” à pergunta dele. Leia a fase 3.2 para aprender a passá-la e no link Dicas para saber os movimentos de Hunter.

Dark Gem 4: Já como Spyro, siga pela água abaixo da ponte à esquerda, siga adiante e pela direita para pegar as jóias. Você verá que há uma parte com o cenário roxo, típico de um local com Dark Gem. Para chegar a esse local, suba nas plataformas no início desse cenário e, no alto, veja uma plataforma que se move. Quando ela voltar, pule nela. No final, pule o mais alto possível para planar onde está a Dark Gem.

Light Gem 8: Quando aprender a escalar, vá à área à esquerda desse cenário e use a escalada para alcançar uma Light Gem num pedestal no alto de uma plataforma dessa área.

Ovo 6: Volte ao portal que abre com 70 Light Gems. Entre e siga pelas plataformas mais altas. Plane na cachoeira para achar uma passagem atrás dela. No final desse próximo corredor após uma ponte há um ladrão com um ovo.

Light Gem 9: Após a ponte existe uma parede falsa (no final do cenário). Destrua, então, mate os morcegos e pegue a Light Gem no pedestal (use a baforada de eletricidade; ela é mais eficiente). No fundo desse cenário há jóias. Volte para Dragon Village para enfrentar Gnasty Gnorc.

3.1 - Cavern Chaos

x1   x1   –  Sparx

– Sobreviva até o fim do túnel. Use Quadrado para atirar mísseis e bombas, [R1] para voar mais rápido (cuidado para não deixar o nível de energia – barra azul – ficar no mínimo; pegue vasos para recarregá-lo), Círculo para atirar e Triângulo para lançar uma bomba semi-atômica. Dica: Se derrotar uma série de inimigos, aparecerá uma borboleta para recuperar energia.

Ovo 5: Complete a fase no Modo Fácil.

Light Gem 6: Complete a fase no Modo Difícil.

Continuar a fase Dragonfly Falls

3.2 - Dragonfly Falls

x1   x1   –  Hunter

Ovo 5: Entre na caverna com Hunter. Derrote os inimigos usando o arco e flecha e a super patada de Hunter. Nesse local, existe uma passagem atrás de uma cachoreira, perto da fada Zoe. Após sair da passagem secreta, escale a parede no lado esquerdo da cachoeira para chegar ao outro lado. Volte e, logo que sair da parede, vire a câmera e pule na plataforma à frente. Siga pelas plataformas adiante e entre primeiro à direita, onde estão os tatus. Destrua a parede falsa usando a flecha com fogo. Retorne e, num ninho adiante, há um ovo de dragão.

Light Gem 6: Seguindo pelo caminho à direita do ninho, você achará uma Light Gem. Vá pelo caminho à direita da Light Gem para voltar ao Spyro.

Continuar a fase Dragonfly Falls

4 - Gnasty's Cave

– Após destruir a 10ª Dark Gem, volte para o início do jogo, em “Dragon Village” e entre no portal de Gnasty Gnorc. Logo que você entrar na caverna, você conhecerá Flame e encontrará um ovo da fase “Dragon Village”.

1ª parte: Desvie do poder que Gnasty lança ao bater com o bastão no chão. Enquanto ele estiver tentando tirar o bastão do chão, baforeie fogo no traseiro dele. Agora, ele baterá 3 vezes no chão com o bastão e lançará mini-furacões em você batendo no chão com o bastão. Nessa hora, solte fogo no traseiro dele. Por fim, ele repetirá a operação anterior. Queime novamente o traseiro de Gnasty.

2ª parte: Agora ele baterá 3 vezes no chão com o bastão. Depois, baterá mais uma vez e ficará rindo enquanto caem pedras na arena. Depois ele baterá mais uma vez no chão. Nessa hora, queime o traseiro dele. Ele repetirá o mesmo até as pedras. No fim, ele lançará furacões quando bater no chão. Após isso, queime o traseiro dele. Ele fará tudo outra vez. No final, queime o traseiro dele.

3ª parte: Nessa última parte, ele baterá 3 vezes no chão, lançará raios com o bastão (aperte Quadrado para correr) e baterá mais uma vez no chão. Nessa hora, queime o traseiro dele. Depois ele baterá 3 vezes no chão e baterá outra vez lançando bolas de eletricidade (pule para desviar), então, em seguida baforeie o traseiro dele. Para encerrar, ele baterá 3 vezes no chão novamente e lançará bolas de eletricidade que seguem (use o pulo duplo para não ser atingido), então, baforeie o traseiro dele e diga… “ADEUS GNASTY!!”.

Poder Extra:


Você ganhará o poder de Baforada de Eletricidade.

Para voltar à “Dragon Village”, use a eletricidade no transformador da plataforma. Agora, você poderá ir em locais que necessitavam da baforada de eletricidade.

– Volte para Dragon Village e o Professor lhe mostrará o transportador para o segundo mundo. Suba na máquina, aperte Triângulo e mude o mapa com [R1] para Lost Cities e aperte X.