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5 - Coastal Remains

x4   x5   x7   –   Spyro

– Compre Lock Pick (s) se precisar com Moneybags à sua frente. Em frente à Loja de Moneybags há um portal. Ele te leva à sereia Ineptune. Vá pela passagem à esquerda desse portal.

Ovo 1: Você verá caranguejos pequenos e um maior; derrote os pequenos com fogo e o maior você deve esperar que ele pare de mexer as garras para chifrá-lo e, então, dar uma cabeçada nele para derrotá-lo. Depois surgirão índios: derrote-os com o fogo. Siga em frente e você verá uma placa indicando que no lago há piranhas. Para atravessar o lago ileso, você deverá usar as plataformas de concha. Quando subir na primeira concha, vire a câmera para sua direita e você verá um índio parado; plane onde ele está para pegar algumas jóias. Seguindo pelas conchas, no final do lago há uma caverna e dentro um ovo.

– Retorne ao início da fase e entre na passagem ao lado do teletransportador. Nessa área você deverá ajudar Otto – o surfista – a devolver a água a seu lago. Para devolver a água ao lago, você deverá girar dois moinhos (rodas) que estão na fase. O primeiro está logo na passagem à direita do final do lago. Derrote os gnorcs e dinos antes de subir no moinho. Se agarre no pedaço de madeira preso no moinho para girar; pule para o outro a fim de que o moinho gire. Repita essa operação até que a barra encha. Volte pelo caminho que pegou para chegar aí e, quando chegar no lago, siga por uma plataforma logo em frente e pule num buraco em seguida, para entrar em uma caverna.

Dark Gem 1: Quando sair da caverna, você verá Moneybags e Blink e à esquerda uma Dark Gem.

– Quando destruir a Dark Gem, vá pelo caminho da direita para achar outro moinho; neste você deverá pular de uma plataforma a outra até que a barra encha.

Ovo 2: Depois vá pela passagem da esquerda para achar um ovo (cuidado com os mini-gnorcs que atiram flechas). Para chegar ao ovo, você deverá usar a baforada de eletricidade nas plataformas e passar por elas rapidamente ou então, suba na segunda plataforma, segure [L1] (câmera em 1ª pessoa), mire a câmera na plataforma que está e dê a baforada de eletricidade.

Light Gem 1: Volte ao lago e pule nas plataformas que tem caixas de alvo até alcançar a Light Gem que a câmera mostrou quando encheu o lago de Otto.

Light Gem 2: Volte a falar com Otto para receber outra Light Gem.

Light Gem 3: Volte ao local que está Moneybags e Blink e siga pelo caminho à direita. No final da caverna você verá uma área aquática (praia) e algumas plataformas. Vá ao canto da direita e suba nas plataformas. Na última há um cesto; desça e dentro dessa torre há uma Light Gem.

– Acompanhe a fase de Blink lendo a fase 5.1.

Dark Gem 2: Siga pelas plataformas adiante. Quando chegar no topo de uma outra torre mais larga, você verá ao fundo outra torre com a cor da Dark Gem. Vá até lá para destruir a Dark Gem que está lá.

– Essa Dark Gem fará uma grande torre surgir no meio d’água. Suba na região de vidro e, no topo, veja que o desenho do vidro tem a forma de um alvo. Dê uma cabeçada sobre esse alvo para quebrar o vidro. A plataforma dentro dessa torre levará Spyro à fase Sunken Ruins (7).

Ovo 4: Seguindo ainda em Coastal Remains, volte ao início da fase e entre no caminho à direita da loja de Moneybags (pela concha). Passe pela caverna. No final você estará numa tribo. Destrua as ocas (casas dos índios) cabeceando nelas. Se você tiver 20 Light Gems, entre na porta secreta na passagem ao lado do coqueiro menor. Passando essa caverna há uma área com um ladrão de ovos; pegue o ovo que está com ele.

Light Gem 5: Siga no final desse cenário, onde há uma pequena caverna com uma Light Gem.

Light Gem 6: Para pegar as jóias das plataformas, você tem que tomar cuidado com os gnorcs com flechas. Depois, volte à região da tribo e entre na passagem ao lado, onde está o coqueiro maior. Do outro lado dessa caverna você verá duas plataformas e em volta, jóias; siga adiante até achar um botão no chão; dê uma cabeçada nele e volte às plataformas, pois elas se ergueram. Suba nelas até o topo da torre. Plane até um pedaço de madeira suspenso para girar (Spin Pole); num certo momento, pule e, em seguida, plane até uma passagem logo adiante. Use o Spin Pole nos próximos pedaços de madeira, tomando cuidado com as hélices que se movem rapidamente. Lembre-se de planar depois do último pedaço de madeira depois de largá-lo. No final dessa série de Spin Poles há uma Light Gem.

Light Gem 7: Siga em frente, tomando cuidado com a areia movediça. Você chegará em Moneybags. Suba até a plataforma mais alta e na concha flutuante. Use a baforada de eletricidade para ativar a plataforma. Do outro lado, ative as plataformas com a baforada de eletricidade para alcançar uma Light Gem.

– Volte ao local onde está Moneybags usando outra plataforma perto da Light Gem que pegou. Ela te deixará do outro lado do cenário, à direita da tela. Nessa área há uma plataforma que te levará à fase Cloud Domain (6).

Dark Gem 3: Seguindo em Coastal Remains, volte à área da fogueira da tribo e entre na passagem ao lado, onde há um gnorc. No final da caverna há uma plataforma roca e um gnorc. Derrote o gnorc e destrua a Dark Gem.

Ovo 5: Depois de destruir a Dark Gem, rotacione a câmera e você verá vários pedaços de madeira se movendo na parede da montanha. Use o Spin Pole para chegar às plataformas mais altas no fundo do cenário. Na última plataforma há um ovo.

Dark Gem 4: Plane até o pedaço de madeira na montanha do outro lado do cenário, onde há uma porta de ferro no alto. Use o Spin Pole e depois do último pedaço de madeira há um furacão. Ele te levará até o alto, nessa hora pule e plane até uma plataforma com um canhão. Use o canhão para destruir tudo de há nessa área: caixas de ferro e a porta de ferro. Volte para pegar as jóias (se quiser) e plane até a porta que abriu com o canhão. No final dessa caverna há uma parede falsa. Quebre-a e destrua a Dark Gem escondida.

Ovo 6: Não desça depois de destruí-la. Plane numa plataforma ao longe. Continue pulando nas plataformas até o final do cenário (plataformas de concha) para achar um ovo dentro da última torre.

– Depois, desça e pegue as jóias no chão e embaixo d’água. Há um cofre nessa área com jóias. Ao lado da torre em que estava o ovo há uma parede falsa. Destrua-a e lá dentro fale com a Mamãe Tartaruga. Ela pedirá que Spyro use o canhão para impedir que os pássaros e os caranguejos levem seus filhotes, impedindo-os de chegar ao mar sãos e salvos. Veja como é esse minigame lendo a fase 5.2.

– Continue lendo essa fase após derrotar Ineptune.

Light Gem 9: Quando derrotar Ineptune, volte ao local da Mamãe Tartaruga. Na praia há uma plataforma de madeira e uma Light Gem no topo. Use a baforada de água no moinho para ativar a plataforma, elevando-a. Quando a plataforma estiver parada, dê um pulo duplo para pegar a Light Gem.

5.1 - All Washed Up

x1   x1   –  Blink

– O objetivo principal nos minigames de Blink é destruir os pedaços de Dark Gems pelo cenário, aqui chamados de Dark Shard.

Ovo 3: Destrua 5 Dark Shards.

1º Dark Shard: Está logo no início da fase pelo caminho de baixo. Antes pegue jóias e o arsenal de bombas para destruir os Dark Shards. Volte e destrua o Dark Shard.

2º Dark Shard: Use as plataformas para ir à área mais alta dessa caverna. Na última plataforma está o Dark Shard.

3º Dark Shard: Desça e abra um buraco na parede até o outro lado. Logo que sair do buraco, pegue bombas e use-as para destruir as bolas gigantes (segure [R1] por mais tempo e solte). Vá pela área da esquerda segurando-se nas pedras que se movem no ar. Você chegará a um local com 2 aranhas; mate-as e destrua o Dark Shard.

4º Dark Shard: Nesse local há uma ponte destruída e uma bola sobre uma plataforma: destrua a bola e pule para o outro lado usando a plataforma. Destrua o Dark Shard nesse local.

5º Dark Shard: Retorne ao local para carregar suas bombas (nessa caverna) e vá pelo caminho da direita. Suba e agarre-se no teto de madeira para passar para a plataforma à frente. Pare nessa plataforma e, usando o óculos de Blink (segure [R1] e aperte Quadrado para atirar), mate as aranhas no fundo do cenário. Depois, vá até lá e destrua o Dark Shard.

Light Gem 4: Destrua 10 Dark Shards.

1º Dark Shard: Está logo no início da fase pelo caminho de baixo. Antes pegue jóias e o arsenal de bombas para destruir os Dark Shards. Volte e destrua o Dark Shard.

2º Dark Shard: Use as plataformas para ir à área mais alta dessa caverna. Na última plataforma está o Dark Shard.

3º Dark Shard: Vá pelo caminho da direita depois de sair do buraco. Suba e agarre-se no teto de madeira para passar para a plataforma à frente. Pare nessa plataforma e, usando o óculos de Blink (segure [R1] e aperte Quadrado para atirar), mate as aranhas no fundo do cenário. Depois, vá até lá e destrua o Dark Shard. Volte e siga o caminho da direita.

4º Dark Shard: Vá pela área da esquerda segurando-se nas pedras que se movem no ar. Você chegará a um local com 2 aranhas; mate-as e destrua o Dark Shard.

5º Dark Shard: Nesse local há uma ponte destruída e uma bola sobre uma plataforma: destrua a bola e pule para o outro lado usando a plataforma. Destrua o Dark Shard nesse local.

6º Dark Shard: Abra um buraco na parede para ir ao outro lado. Vá pela esquerda da fogueira para evitar cair na água (sempre recarregue o seu arsenal de bombas para salvar o jogo). Logo à frente há um Dark Shard.

7º Dark Shard: O Dark Shard acima fará uma coluna de pedra cair formando uma ponte. Cuidado com as aranhas. Destrua o Dark Shard atrás delas.

8º Dark Shard: Passe pela plataforma adiante, mate outras aranhas e destrua o Dark Shard.

9º Dark Shard: Jogue uma bomba num local com parede rachada perto da água e se afaste. Ela explodirá uma passagem para que você possa ir ao outro lado e destruir o Dark Shard.

10º Dark Shard: Suba numa plataforma e vire a câmera para ver uma parede com pedaços de madeira defronte a outra do mesmo tipo; se agarre nela e escale até chegar ao topo. Siga por uma série de plataformas até chegar ao local com 2 aranhas. Destrua-as enquanto estiver agarrado no teto de madeira. Cuidado para não cair! No final, pegue as jóias e destrua o último Dark Shard.

Continuar a fase Coastal Remains

5.2 - Turtle Turmoil

x1   x1   –  Spyro (Canhão)

– O objetivo principal desse minigame é ajudar os filhotes de tartaruga a chegar sãos e salvos no mar.

Ovo 7: Derrote os pássaros e os caranguejos para que 20 tartarugas cheguem ao mar.

Light Gem 8: Derrote os pássaros e os caranguejos para que 27 tartarugas cheguem ao mar.

Continuar a fase Coastal Remains

6 - Cloudy Domain

x3   x6   x7   –   Spyro

Light Gem 1: Compre algumas chaves Lock Pick com Moneybags e abra o cofre logo no início da fase. Dentro há uma Light Gem.

Dark Gem 1: Siga em frente e aperte os dois botões da sala do 1º templo: o que está no chão abre a porta e o que está na parede aciona as hélices que mantêm a ilha flutuando. Passe pela porta e passe pelas duas plataformas adiante. Mate os inimigos que estão no ar com a baforada de eletricidade (segure Quadrado para matá-los). Do outro lado está a Dark Gem.

Light Gem 2: Ao lado da fada Zoe há um gnorc voando; mate-o. Para destruir a caixa de ferro nessa área plane até uma ilha ao lado da fada Zoe, à direita e acione um foguete. Quando voltar para pegar as três bolas de fogo, vire-se para a fada Zoe e plane numa ilha com um furacão e suba. Vá pela esquerda, mate um gnorc e plane onde há uma Light Gem. Cuidado com os dois gnorcs que estão no ar! As três caixas de ferro são abertas com o supercharge, que já deve ser ganho nesse mundo.

Ovo 1: Dê a volta ao lado do templo onde está Moneybags para achar o botão que abre a porta desse mesmo templo. Dentro está o Mestre Titan. Ele ensinará Spyro a defesa com as asas. Use o Wing Shield (escudo com as asas) para rebater os tiros dos gnorcs que estiverem voando presos em balões. Siga adiante pela saída do templo e plane onde há um ovo junto da fada Zoe.

Light Gem 3: Siga pelas plataformas atrás do gnorc dessa área. Você estará dando uma volta em torno do templo. No final do caminho há uma Light Gem.

Ovo 2: Volte ao local em que estava Moneybags e plane na ilha à direita do templo do Mestre Titan. Nesse local há uma porta de ferro e dois gnorcs. Se você já tiver o poder de supercharge (40 Light Gems), volte ao local que o holograma do Professor estava e use a chifrada para abrir a porta. Dentro há um cofre com um ovo.

Ovo 3: Volte ao início da fase e aperte o botão da hélice esquerda da primeira ilha (no fundo há um gnorc com asas). Espere que a plataforma desça e siga em frente por esse caminho. Você vai chegar a um templo com um cofre; abra-o para pegar um ovo.

Light Gem 4: Siga em frente, aperte o botão para a plataforma descer e siga pela série de plataformas adiante. Cuidado com a plataforma circular azul (ela some quando pisa em algum dos 3 arcos). Você chegará a outro templo (que não aparece no mapa do jogo) com um foguete. À frente há jóias que te levará a uma Light Gem.

Light Gem 5: Você retornará ao início da fase. Agora, aperte o botão que restou (o que está na direção do cofre) à direita da primeira ilha. Siga pelas plataformas à frente (vá sempre à frente) até chegar à fada Zoe. Siga pela seção de plataformas azuis à frente. Numa ilhazinha, no final do cenário, há uma Light Gem.

Ovo 4: Volte pelo mesmo caminho até a fada Zoe. Pule na segunda plataforma antes da fada Zoe e siga pela direita. Quando chegar à plataforma mais alta você verá no fundo da ilha à frente um ovo e uma outra plataforma que sobe e desce. Plane até lá quando a plataforma estiver parada no alto para dar tempo de você chegar lá, pegar o ovo e subir na plataforma que já deverá ter descido.

Ovo 5: Suba na ilha pela plataforma e siga pelo caminho oposto ao local que estão as galinhas. Pule na plataforma adiante. Você verá uma plataforma girando ao seu redor. Quando você pula sobre esta plataforma, esta pára e a outra se move. Pule na outra plataforma quando esta estiver à sua frente. Faça isso até chegar à ilha no horizonte. Proteja-se dos ataques dos pássaros e dos gnorcs usando o Wing Shield. No templo há um ladrão de ovos. Pegue o ovo que ele está carregando.

Dark Gem 2: Siga pelas outras plataformas perto da fada Zoe e use-as para chegar à outra ilha no fundo do cenário. Nessa ilha há um Dark Shard que indica que há uma Dark Gem perto. Plane no templo à frente desse Dark Shard e suba na plataforma dentro dele. Vire a câmera para ver a Dark Gem nesse local.

– Você acionou umas plataformas quando destruiu a Dark Gem. Plane na ilha adiante e use o furacão à esquerda de Moneybags para chegar ao topo. À sua frente está o portal de Sgt Byrd. Acompanhe a fase de Sgt Byrd lendo a fase 6.1.

Light Gem 7: Siga pelo caminho à frente de Sgt Byrd e, no final, você verá um botão. Aperte-o para abaixar uma plataforma no fundo do templo. Vá até lá se você tiver aprendido a escalar (no terceiro mundo). Lá existe uma Light Gem.

Dark Gem 3: Suba novamente nessa ilha e plane no alto da plataforma adiante para destruir uma Dark Gem.

– Não siga pelas plataformas que surgirem após a explosão da Dark Gem. Primeiro, desça pela plataforma central do templo e procure um botão do lado de fora do templo. Esse botão habilita um atalho para o supercharge do outro lado do cenário.

Ovo 7: Volte ao topo do templo e, agora sim, siga pelas plataformas que a Dark Gem fez surgir. Você deverá usar o Ball Gadget do Professor para correr numa pista e coletar um ovo em 1 minuto.

Light Gem 8: No final, escolha “yes” para tentar ganhar a Light Gem. Desça pela pista para alcançar a Light Gem em até 1:20. Dicas: Desvie das bolas; segure Acelerador (Círculo) para ir rápido; desacelere quando chegar ao local com plataformas vermelhas (parecendo molas); passe pelo canto da pista para desviar dos rebatedores.

– Você vai retornar à fase no início dela. Quando sair da sala do templo, acenda o foguete para destruir a caixa de ferro. Volte ao local que te leva a esse minigame, no local da 3ª Dark Gem citada no detonado dessa fase e plane no horizonte à esquerda das plataformas que a Dark Gem fez surgir. Lá existe um cofre com jóias. Use as plataformas para voltar ao início da fase. Para voltar à “Coastal Remains” use a plataforma do início da fase.

Continuar a fase Coastal Remains

6.1 - Cloudy Speedway

x1   x1   –  Sgt. Byrd

– Passe por anéis, portais de tempo e destrua canhões, gnorcs presos em balões e os pássaros. Lance bombas ([L1]) para destruir os canhões e atire foguetes teleguiados ([R1]) para destruir os gnorcs e os pássaros.

Ovo 6: Complete as tarefas em 3:20.

Light Gem 6: Complete as tarefas em 3:00.

Continuar a fase Cloudy Domain

7 - Sunken Ruins

x3   x5   x7   –   Spyro

 – O início da fase não tem segredo: siga o caminho da fase que já está aberto. Quando entrar na água, siga o caminho indicado pelas jóias vermelhas.

Ovo 1: Quando sair da água, vire-se e pule as pedras para encontrar um peixe protegendo um cofre. Dentro do cofre há um ovo.

Dark Gem 1: Na sala seguinte destrua a Dark Gem.

Ovo 2: A Dark Gem fará o ventilador no solo funcionar. Use o primeiro furacão. Quando chegar no topo, espere aparecer outro furacão à sua direita e vá até ele. Faça o mesmo até chegar ao topo dessa sala. Nesse local há um ovo.

Light Gem 1: Plane na plataforma à direita do ovo para achar um cofre e um foguete. Dentro do cofre há uma Light Gem. Acenda o foguete para destruir as caixas de ferro no fundo da sala.

Light Gem 2: Caia tudo, pegue as jóias e siga o caminho abaixo dessa plataforma. Entre na caverna e siga em frente. Na sala seguinte você verá uma sereia e um cofre. Dentro do cofre há outra Light Gem. A sereia apenas dá dicas de como sair vivo da água.

Light Gem 3: Continue em frente pela água e, quando chegar à superfície, na próxima sala você verá o holograma de Professor. Se você tiver 24 Light Gems, você poderá usar o poder de Invencibilidade. Use-o para resolver esse puzzle: entre na água envenenada (verde) com a invencibilidade e nade rapidamente até o lado oposto (segure o botão da chifrada – Círculo – para nadar rápido), indo logo à superfície e pulando fora d’água até parar em terra firme. Nesse local há uma Light Gem sobre um pilar.

– Siga pela passagem à esquerda da sala da invencibilidade, passe pelo Moneybags e na sala seguinte (se você não cair) você verá a fase de Sparx no canto esquerdo e, no canto direito, dois canos vermelhos (queimando, provavelmente). Acompanhe a fase de Sparx lendo a fase 7.1.

Ovo 4: Quando aprender a escalar, use esses dois canos como paredes para chegar ao topo e pegar um ovo que está lá. Nesse local, no outro lado da sala, há um foguete.

Ovo 5: Desça, tomando cuidado com os dinos. Num dos cantos da sala, você verá 3 caixas de ferro. Elas só podem ser destruídas com um foguete na parte mais alta dessa sala. Para subir, use a baforada de eletricidade na plataforma e escale os canos vermelhos. Siga pela área de baixo pela caverna. Na porta seguinte, após a fada, pegue as jóias e procure por plataformas de pedra, no canto perto da porta, para subir. Na parte de cima, você verá um cofre. Dentro dele há um ovo.

Light Gem 5: Siga pela direita e, no final da área com estátuas de peixe “cuspindo bolas de ácido” há uma Light Gem.

Light Gem 6: Use a baforada de eletricidade para ativar uma plataforma nesse local e ir à outra parte da sala. Siga pela passagem à frente e na porta seguinte, haverá um outro puzzle. Primeiro use a invencibilidade para ir pela água sem morrer (cuidado com as pedras que te atrapalham). No fundo desse cano há uma Light Gem.

Dark Gem 2: Quando chegar do outro lado, procure um botão na área alta dessa sala (usando o Pole Spin) e aperte-o. Volte ao outro lado pela água usando a invencibilidade e aperte outro botão. Volte e use o Pole Spin para alcançar uma Dark Gem.

Ovo 6: Essa Dark Gem fará uma estátua quebrada voltar ao normal. Não entre pela passagem que se abriu; siga pelo caminho à esquerda da Dark Gem destruída, planando nas plataformas até chega ao final do cenário e pegar algumas jóias. Volte pelo mesmo caminho e siga pela porta à frente (ainda no alto). No final você encontrará um foguete; acenda-o com a baforada de fogo. Ainda não desça para pegar as jóias. Se tiver uma chave Lock Pick no estoque, vire-se à direita para ver um cofre no canto do cenário (ainda no alto). Dentro há um ovo.

Dark Gem 3: Só agora desça para pegar as jóias. Depois, com a invencibilidade, volte para a passagem do outro lado do cenário pela água. Entre na sala que se abriu (entre as estátuas). Depois da porta, perto de Moneybags, há um grande lago envenenado e outro puzzle. Primeiro, procure uma plataforma para subir. Quando chegar no alto, você verá um botão e um transformador. Plane até um desses botões e aperte-o. Depois ligue o transformador (baforada de eletricidade), para fazer um cano que está no alto se mover. Use-o (Pole Spin) para chegar ao outro lado. Aperte o botão e ligue o transformador para mover o cano e usá-lo para ir ao outro lado. Repita essa operação até que a estátua no fundo do lago apareça com as mãos para fora d’água com uma Dark Gem. Destrua a Dark Gem. Essa destruição abrirá uma passagem que estava obstruída pelas estátuas.

Light Gem 7: Antes de ir à passagem que foi aberta, procure um cofre nessa sala. Dentro dele há uma Light Gem. Procure um foguete. Acenda-o para destruir as caixas de ferro nessa sala. Pegue as jóias e siga pela passagem que se abriu com a destruição da Dark Gem.

Light Gem 8: Na próxima sala, use a grande plataforma para subir. Procure no alto um cofre. Dentro há uma Light Gem. Vá pela única passagem aberta e aperte o botão para voltar ao início da fase.

7.1 - Outlandish Inlet

x1   x1   –  Sparx

– Sobreviva até o fim do túnel. Atire nos giradores ao lado das portas circulares e fique atirando para manter as portas abertas por um instante; quando não tiver como acertar o girador, a porta começará a fechar, então, nessa hora aperte o botão para voar mais rápido ([R1]). Use esse artifício de vôo rápido para escapar das portas com dentes.
Ovo 3: Complete a fase no Modo Fácil.

Light Gem 4: Complete a fase no Modo Difícil.

Continuar a fase Sunken Ruins

8 - Watery Tomb

– Quando tiver 20 Dark Gems, vá até o portal trancado em “Coastal Remains” para enfrentar Ineptune.

1ª parte: Primeiro, desvie da baforada de Ineptune e, quando ela estiver sonolenta, chifre o diamante que está na barriga dela. Em seguida, desvie do raio que surge em um pedaço da plataforma, depois desvie das bolas e da baforada dela, então espere ela se cansar e chifre sua barriga de novo.

2ª parte: Desvie do raio, das bolas e da baforada. Quando ela se cansar, chifre no diamante da barriga dela. Repita essa operação 3 vezes.

3ª parte: Desvie do raio, das bolas e da baforada. Quando ela se cansar, chifre no diamante da barriga dela. Repita essa operação 3 vezes.

Dicas: Para escapar dos raios pule sobre o pedestal que surgiu (de onde saem os raios). Não esqueça de pular para outra plataforma quando o pedestal descer. Cuidado para não cair na água envenenada. Você só pode cair nela quando derrotar Ineptune.

Poder Extra:



Você ganhará o poder de Baforada de Água.