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13 - Stormy Beach

x1   x1   x1   –   Spyro

– Esse mundo se diferencia dos anteriores por não ter volta. A partir dessa fase, seu caminho será o final do jogo.

Ovo 1: Logo que iniciar a fase, vá ao local abaixo da loja de Moneybags para pegar o ovo que está com um ladrão.

– À direita do cenário, numa plataforma há um leão-marinho chamado Wally que pede ajuda. Ele quer que Spyro defenda o Reino usando um canhão. Leia a fase 13.1 para ver o resumo do minigame.

Light Gem 2: Vá à direita de Wally para abrir um cofre com jóias. Siga pela passagem à esquerda do início da fase. No final do corredor siga pela direita, plane nas plataformas até chegar num barco com um cofre. Dentro há jóias. Acima do barco há um foguete e, ao lado do foguete, logo acima há uma plataforma. Suba e plane até uma passagem com uma Light Gem.

– Volte ao barco e siga pela ponte. Após a segunda ponte há um cofre com jóias. Volte ao início (pela esquerda) e suba nas caixas até chegar ao topo dos toldos. Quando chegar nos toldos, siga em frente e, no final, plane até a abertura da montanha. Dentro dessa caverna há um cofre com jóias. Vá ao final dessa caverna para encontrar a fada Zoe. À esquerda há um foguete e caixas de ferro. Pegue as jóias que estão no lago e volte à fada Zoe. Suba no barco acima da fada e siga pelo tronco, desviando dos ataques dos gnorcs até chegar à última plataforma. Plane dessa plataforma até a parede de madeira à frente. Escale-a e plane na plataforma que se move. Use o Pole Spin nos pedaços de madeira do outro lado (não esqueça de planar toda vez que sair dos paus).

Dark Gem: Plane até o local com um cofre e dois gnorcs. Dentro do cofre há jóias. Volte para entrar na caverna à direita. No meio do caminho há uma Dark Gem que abrirá um caminho para a fase Molten Mount (14).

13.1 - Storming the Beach

x1   x1   –  Spyro (Canhão)

– O objetivo principal desse minigame é derrotar o maior número de Gnorcs no tempo estipulado.

Ovo 2: Derrote 60 gnorcs.

Light Gem 1: Derrote 75 gnorcs.

Continuar a fase Stormy Beach

14 - Molten Mount

x3   x4   x5   –   Spyro

– Logo que iniciar acenda um foguete à esquerda para destruir a caixa de ferro à direita. Siga em frente e use o supercharge para destruir as outras caixas de ferro anteriores. Volte à fada Zoe (perto do supercharge) e plane nas plataformas no meio da lava (use a baforada de gelo nessa fase para derrotar os pássaros e os esqueletos) até chegar ao outro lado da montanha.

Ovo 1: Nesse local você encontrará uma hiena chamada Teena. Ela pedirá que destrua os monstros da lava. Derrote-os do mesmo modo que em Spyro 2: chifre neles para empurrá-los para fora da plataforma. Volte a falar com Teena quando derrotar os 4 monstros para ganhar um ovo.

Dark Gem 1: Siga pelas plataformas à esquerda para achar uma Dark Gem.

Ovo 2: Siga pelo caminho que surgiu derrotando os esqueletos com a baforada de gelo até chegar ao canto direito do cenário e achar um ovo.

Light Gem 1: Use a plataforma à esquerda para ir ao portal de Sgt Byrd. Nesse local há um cofre com uma Light Gem. Leia a fase 14.1 para conferir a fase do pingüim.

Light Gem 3: Volte e siga pelo caminho à esquerda para entrar na caverna do vulcão. Na área em que você deve usar o Pole Spin, há uma plataforma com uma Light Gem.

Light Gem 4: Use o Pole Spin para subir até a próxima plataforma. Siga pelas plataformas à frente e, perto de Moneybags, use o canhão para destruir as pedras e as caixas de ferro no lado esquerdo do cenário. Depois, vá até lá para ganhar uma Light Gem.

Dark Gem 2: Plane na direção da ponte quebrada (do outro lado da fogueira) na plataforma que está até chegar em Moneybags. Pegue o caminho à direita, pulando nas plataformas até entrar na outra caverna do vulcão. Quando chegar à fada Zoe, pegue o caminho à esquerda primeiro. Dentro da caverna há uma Dark Gem.

Light Gem 5: Siga em frente até chegar à fada Zoe. Plane do canto direito dessa plataforma até uma outra com botão logo adiante. Você verá que nessa área existem 3 botões. Eles devem ser pressionados na seqüência dada a seguir para que 3 plataformas subam, permitindo alcançar a Light Gem na montanha a seguir. Aperte primeiro o botão da plataforma que está, depois plane à direita para apertar o segundo botão e, finalmente, plane na plataforma à esquerda para apertar o último botão. Plane na passagem onde há um pássaro e siga pela direita, pegando a invencibilidade para protegê-lo aos ataques enquanto pula nas plataformas até o topo. Lembre-se que você deve fazer o que foi explicado bem rápido! No topo da montanha está, então, a comentada Light Gem.

Ovo 4: Não desça. Plane daí mesmo para voltar e entrar numa passagem à direita da montanha onde estavam os botões. Não há como voltar sem morrer partindo desse local, então volte ao local da invencibilidade e use-a para voltar correndo pela lava e pular nas plataformas do início dessa área sem morrer. Volte ao local em que há várias plataformas e pegue o caminho à esquerda. Siga em frente e, após a ponte destruída há uma passagem à esquerda. Nessa passagem há um cenário com um ladrão de ovos. Pegue-o.

Light Gem 6: Nesse cenário há uma passagem com um cofre. Plane nas plataformas seguintes para pegar jóias. Volte e siga pelo caminho à esquerda de Zoe. Após um local com 3 espinhos de madeira, antes do próximo gnorc há uma parede falsa à direita. Dentro há um cofre com uma Light Gem.

Ovo 5: Saia da sala e siga em frente. Após a fada Zoe há outra parede falsa à direita (perto das pedras que rolam na escadaria). Dentro dessa área há um cofre com um ovo e à esquerda há outra parede falsa. Nessa área há jóias. Volte e siga o caminho anterior.

Dark Gem 3: Desvie das pedras para subir os degraus. Continue até terminar de derrotar os esqueletos (monstros de fogo) e à direita você verá uma labareda de fogo escondendo um caminho atrás. Quando apagar o fogo, plane até a passagem da direita. Escale a parede e siga no corredor em frente. No final à direita há uma Dark Gem. Escale a parede que surgiu e plane até onde está a fada Zoe.

– Suba na plataforma, dentro do poço e aperte Triângulo para ir ao subsolo do vulcão [fase Magma Falls (15)].

14.1 - Lava Palaver

x1   x1   –  Sgt. Byrd

– Atire foguetes ou jogue bombas enquanto passa em portais de tempo ou anéis.

Ovo 3: Complete as tarefas em 3:00.

Light Gem 2: Complete as tarefas em 1:42.

Continuar a fase Molten Mount

15 - Magma Falls

x1   x4   x5   –   Spyro

– Esta fase possui dois mapas. O primeiro será chamado “Magma Falls Top” e o outro “Magma Falls Bottom”.

Ovo 1: Siga em frente até uma área com várias plataformas e inimigos, plane na passagem à direita e, do lado esquerdo de Moneybags há uma porta falsa. Dentro dessa sala há um cofre com um ovo.

Light Gem 1: Volte e siga pela esquerda. Escale a parede e plane nas plataformas até chegar ao topo do cenário. No topo há uma Light Gem.

– Volte ao local das plataformas. Acima delas há um cofre com bola de fogo. Vire-se e entre na abertura à esquerda. Use o Ball Gadget para ir mais fundo ainda do vulcão. Nessa área não há mapa, então eu vou tentar explicar o melhor possível sobre os ovos e Light Gems dessa área.

Ovo 2: Logo do início, passe para a entrada à direita segurando L3 g . Nesse local há um ovo.

Light Gem 2: Depois, siga o caminho pulando o buraco e a pedra e desviando dos gnorcs com martelo. Logo que a terceira fada Zoe aparecer, pule no alvo logo adiante para destruir uma pedra no trilho à direita. Entre nessa área para achar uma Light Gem (logo que entrar pule para não bater num carrinho que vem em sentido contrário).

Ovo 3: Siga em frente. Após a quarta fada Zoe há uma descida. Nessa descida há carrinhos no trilho e um alvo para ser atingido após uma curva. Entre no caminho aberto à esquerda segurando L3 f para entrar numa área com um ovo (pule para pegá-lo). Logo que pegar o ovo, bata no carrinho para morrer… É isso mesmo, para morrer!

Light Gem 3: Você deve retornar no local da quarta fada. Pegue agora, o trilho da direita para pegar uma Light Gem. Logo em seguida há uma curva e, na outra, aparecerão 2 carrinhos andando lentamente em sua direção. Pule cada um deles. Em seguida, você estará se dirigindo à “Magma Falls Bottom”.

– Se não pegou alguns itens da área do Ball Gadget, logo que sair, aperte Triângulo para voltar ao topo e aperte Triângulo novamente para descer os trilhos.

Dark Gem: (Fora do Ball Gadget) Siga em frente, pule as plataformas e no final escale a parede para chegar ao topo e destruir uma Dark Gem (a única da fase).

Light Gem 4: Siga pelas plataformas seguintes até chegar ao local com gnorcs. À direita deve haver um cofre. Nele há uma Light Gem.

Light Gem 5: Siga em frente e derrote os 8 monstros de fogo na seqüência que eles surgem. No final do caminho (deverá ser uma plataforma pequena) olhe à direita para ver a Light Gem sobre outra plataforma.

– Vire-se à direita e plane nas pontes suspensas até o local com um gnorc grande. Siga o corredor a seguir e, do lado esquerdo da fada Zoe está a fase de Sparx. Leia a fase 15.1 para acompanhá-la.

Ovo 5: Vire-se para a fada Zoe. Atrás dela há uma parede falsa. Vá até lá para chegar a um local com uma plataforma com forma de “oito”. Nessa pista há um ladrão. Onde há ladrão, há ovo.

– Volte à fada Zoe e siga pela direita para entrar na próxima fase – fase Dark Mine (16).

15.1 - Sparx Will Fly

x1   x1   –   Sparx

– Sobreviva até o fim do túnel. Cuidado com as labaredas de fogo e as pedras que caem em alguns locais da fase.

Ovo 4: Complete a fase no Modo Normal.

Light Gem 6: Complete a fase no Modo Difícil.

Continuar a fase Magma Falls

16 - Dark Mine

x2   x4   x5   –   Spyro

– Logo após Moneybags junto aos dinos há um cofre com jóias e ao lado dele uma porta que se abre com 45 Light Gems. Com certeza, se você seguiu o detonado desde o início, você deve ter, no mínimo, 80 Light Gems.

Ovo 1: Entre nessa porta e, no final do corredor, use a invencibilidade para mergulhar na água envenenada. Na primeira entrada à direita há um ovo.

Light Gem 1: Volte para pegar nova invencibilidade, mergulhe e entre na segunda passagem à esquerda para pegar uma Light Gem.

Light Gem 2: Saia dessa área secreta e vá pela passagem à frente dessa porta. Numa sala cheia de armadilhas no chão há um cofre com uma Light Gem.

Ovo 2: Siga em frente. Quando chegar em Moneybags, destrua o robô e a parede de pedras. No outro lado, olhe para baixo para ver um foguete. Desça e acione-o. Plane até o local que estão as jóias. O caminho agora é subir. Para subir, fique entre duas paredes que a máquina ao lado formar para poder escalar. No alto há um gnorc – mate-o. Vire a câmera para ver um cofre. Plane até ele para pegar um ovo.

Light Gem 3: Volte a subir na máquina e plane numa plataforma no alto do cenário. Plane ao local à direita dessa plataforma para achar uma Light Gem.

Dark Gem 1: Plane até a passagem esquerda (tome cuidado com o gnorc). Siga em frente. Na próxima sala, plane para não cair nos buracos que surgem no chão. Seu objetivo é entrar à direita. Destrua as pedras e os Dark Shards na sala seguinte. Na próxima sala você deve matar com a baforada de eletricidade os 3 robôs montados em canhões que atiram constantemente em você. Na plataforma central há uma Dark Gem.

– Entre no encanamento que foi aberto com a explosão da Dark Gem. Nesse local está Blink. Leia a fase 16.1 para acompanhar sua fase.

Ovo 4: Entre na próxima sala e espere a plataforma descer. Você verá na área seguinte um gnorc robô e tatus. À esquerda há uma plataforma com uma caixa de alvo. Vá até ela e vire a câmera para ver um ovo abaixo.

Light Gem 5: Suba e siga o caminho em frente. Destrua as armadilhas e destrua os gnorcs. Quando chegar à fada Zoe, desça e suga adiante. Na próxima sala você verá plataformas e canos jorrando água. As plataformas caem depois de um tempo, então não fique muito tempo sobre elas. Pule nas plataformas e faça o Pole Spin congelando a água que sai do cano. Siga até chegar a duas plataformas de pedra. Indo à sua esquerda está a continuação da fase e indo à frente, uma Light Gem está escondida. Logicamente, vá ao caminho da Light Gem. De quebra, lá existe ainda um foguete.

Ovo 5: Volte para pegar as jóias, depois pule novamente nas plataformas até chegar na plataforma de pedra. Vá pela esquerda até chegar em terra firme. Siga em frente até chegar à fada Zoe. Pule nas plataformas até o outro lado. Vire à direita até ver um ovo no final do cenário ao lado de Moneybags.

Light Gem 6: Desça até ver um botão numa plataforma abaixo. Apertando o botão irá abrir a porta no alto dessa sala. Ela ficará aberta por 45 segundos. Você deve ser rápido para chegar até lá. Siga em frente até ver uma sala com um botão. Aperte-o para que as paredes se aproximem, assim, você poderá subir. Siga pelas plataformas e use o Pole Spin para se agarrar no cano que fica girando. Vá até o outro lado do cenário, depois retorne pela área mais alta para achar uma Light Gem.

Dark Gem 2: Do outro lado do cenário está uma Dark Gem. Plane até as plataformas mais altas para ir à fase Red’s Laboratory (17).

16.1 - Mined Out

x1  x1   –   Blink

– O objetivo principal nos minigames de Blink é destruir os pedaços de Dark Gems pelo cenário, aqui chamados de Dark Shard.

Ovo 3: Destrua 5 Dark Shards.

1º Dark Shard: Agarre-se na pedra até a plataforma. Use o teto de madeira para chegar ao outro lado. Caia, pegue bombas e destrua o Dark Shard.

2º Dark Shard: Destrua a parede de pedra e use as plataformas para ir ao outro lado da lava e destruir o Dark Shard.

3º Dark Shard: Use a pedra no ar para subir e siga o caminho pelo alto novamente. No final, destrua o Dark Shard.

4º Dark Shard: Atravesse para o outro lado da parede. Pegue bombas para destruir a parede de pedra à direita, caixas de ferro e o Dark Shard na sala seguinte.

5º Dark Shard: Volte e, no local onde estava a parede de pedra, espere descer uma pedra. Agarre-se para subir. Cuidado com as aranhas. Agarre-se no teto para ir ao outro lado pegar jóias. Volte a se agarrar no teto, use a câmera em primeira pessoa para olhar para baixo e ver uma plataforma perto de uma parede falsa. Caia na plataforma, ou melhor ainda, em frente à parede falsa. Destrua para passar para o outro lado. Vá pela plataforma (escale a escada se quiser) e pule na próxima parede falsa. Destrua e caia do outro lado. Nessa área está o Dark Shard.

Obs: É importante ficar com alguma bomba reservada para destruir Dark Shards, pois assim você evitará ter de voltar para coletar mais se não houver dispensa no local.

Light Gem 4: Destrua 10 Dark Shards.

1º Dark Shard: Agarre-se na pedra até a plataforma. Use o teto de madeira para chegar ao outro lado. Caia, pegue bombas e destrua o Dark Shard.

2º Dark Shard: Destrua a parede de pedra e use as plataformas para ir ao outro lado da lava e destruir o Dark Shard.

3º Dark Shard: Use a pedra no ar para subir e siga o caminho pelo alto novamente. No final, destrua o Dark Shard.

4º Dark Shard: Atravesse para o outro lado da parede. Pegue bombas para destruir a parede de pedra à direita, caixas de ferro e o Dark Shard na sala seguinte.

5º Dark Shard: Volte e, no local onde estava a parede de pedra, espere descer uma pedra. Agarre-se para subir. Cuidado com as aranhas. Perto de uma delas há um Dark Shard.

6º Dark Shard: Use o teto de madeira para chegar perto da outra parede falsa abaixo. Destrua-a e pule nas próximas plataformas para escalar. Chegando no alto, pule nas plataformas para chegar à área mais alta da sala seguinte. Passe para o outro lado da parede. Desse lado há um Dark Shard.

7º Dark Shard: Pule na primeira plataforma, vire-se e olhe para baixo. Vá até lá para destruir o Dark Shard.

8º Dark Shard: Caia mais abaixo. Lá existem jóias e dispensa de bombas. Atravesse a parede. Desse lado há um Dark Shard.

9º Dark Shard: Agora é o mais complicado: volte para o outro lado do cenário passando pelo mesmo buraco que fez para ir a esse local. Use as plataformas para ir ao outro lado do lago de lava. Da última plataforma, pule na escada para subir. Nessa área está o Dark Shard.

10º Dark Shard: Espere uma plataforma descer até esse piso, pule nela para ir ao piso acima. Nesse local está o último Dark Shard das fases de Blink no jogo.

Obs: Eu escrevi nesse Detonado o modo que eu considero mais fácil para se conseguirem os itens, mas existem outras formas que você mesmo poderá descobrir e achar mais fácil que a minha.

Continuar a fase Dark Mine

17 - Red's Laboratory

x3   x3   x5   –   Spyro

– Siga em frente, destrua os gnorcs e aperte o botão com alvo para levantar um cano na máquina. Aperte o botão verde para abaixar o outro cano. Pule rapidamente neles para subir no computador adiante. Use o Pole Spin acima do computador para subir na parte mais alta do cenário. Na sala acima há um cofre com jóias. Desça e siga pela porta à frente. Na sala onde está a fada Zoe. Aperte os 4 botões dessa sala para que uma máquina coloque duas paredes juntas. Use-a para subir na parte mais alta do cenário. Plane até o outro lado para abrir o cofre e pegar jóias. Aperte o botão à esquerda de Zoe na sala do sistema solar para que o Sol ligue a primeira porta à esquerda.

Light Gem 1: Entre na próxima sala, derrote um gnorc sobre uma plataforma para subir nos computadores. Existem 4 computadores formando um quadrado. Pule no computador que não faz parte do quadrado. Use o Pole Spin que é um cano verde (luminoso) no alto do cenário. No alto, ande em frente e plane à direita do canto do cenário para pegar uma Light Gem.

Dark Gem 1: Plane de volta para o outro lado e siga em frente. Na próxima sala, aperte o botão para abrir a cápsula onde há uma Dark Gem. Quando o tempo começar, pule nas plataformas até o outro lado.

Light Gem 2: Vá pela porta à esquerda até a próxima sala. Quando entrar na outra sala, acenda com a baforada de fogo a boca da máquina na frente da porta. Escale a parede e pela direita dessa plataforma, plane até à esquerda da parede para achar uma Light Gem.

Ovo 1: Gire no cano desse local até que o ponteiro esteja no nível vermelho. Só nessa hora plane no outro cano à frente (verde) e depois nas plataformas à direita. Siga pulando nas plataformas até chegar num local com um gnorc. Existe nessa área uma plataforma que se fecha e abre um buraco. Caia para pegar o ovo preso. Pise no botão e saia correndo para sair dessa cela.

Ovo 2: Siga pelo outro lado dessa sala para retornar à sala do sitema solar. Aperte o botão à esquerda da fada Zoe duas vezes para abrir a terceira porta (sentido horário). Aproveite para pegar um ovo que está com um ladrão.

Ovo 3: Derrote os gnorcs dessa sala e suba nas plataformas que sobem e descem constantemente até chegar ao topo. Vá pela direita planando nas plataformas até achar um botão. Não aperte-o ainda. Plane numa plataforma no canto direito dessa sala para pegar um ovo.

Light Gem 3: Volte e aperte o botão para abrir a outra porta dessa sala. Siga em frente. Quando entrar numa sala com dois pilares verdes, derrote os gnorcs e espere uma plataforma descer. Suba e use a próxima plataforma para chegar ao outro lado. Cuidado com os lasers. No final há uma Light Gem. Desça e siga pela porta à direita.

Dark Gem 2: Na próxima sala, desça e procure um botão. Aperte-o para abrir a cápsula de uma Dark Gem. Você deverá subir em um minuto. Comece a subir pelo lado oposto ao que você está. Use Pole Spin para pular nos canos e a corrida para escapar dos esmagadores. No topo está a Dark Gem.

Light Gem 4: Use canos que estão nesse local e a planada para chegar ao topo do computador do outro lado do cenário (perto da porta). Planando acima da porta está uma Light Gem.

Light Gem 5: Volte à sala dos planetas e aperte novamente o botão à esquerda da fada para abrir a quarta porta (primeira à esquerda do robô). Na primeira sala use a baforada de eletricidade para ativar o transformador de uma plataforma. Suba e plane na plataforma à esquerda e, em seguida, na outra do lado direito da sala onde há um botão. Ele abre a porta da sala. Na próxima sala, onde está a fada Zoe, siga pela esquerda. Use a invencibilidade e entre na máquina de compressão à frente. Entre nela e corra para a direita até o outro lado. Escale a parede atrás do robô para subir nos computadores. No fim desse caminho há uma Light Gem.

Dark Gem 3: Não caia; veja que, à direita, há canos que podem ser agarrados. Vá até o final para pegar jóias. Desça e siga pelo caminho à esquerda da fada. Na próxima sala pule os lasers para ir ao outro lado. Após o corredor está a última Dark Gem do jogo.

– Após essa Dark Gem volte volte à sala dos planetas e aperte o botão à direita da fada duas vezes para abrir a segunda porta (sentido anti-horário). Entre nessa porta e, no final, você verá uma porta com um líquido normal de locais com Dark Gem. Nessa próxima sala estão Red e…

18 - Red's Lair

– Red se transforma num robô gigante graças à máquina que … criou para transformar os gnorcs em robôs. Spyro agora deverá derrotá-lo assim mesmo.

1ª parte: Com a baforada de eletricidade destrua as bolas que Red lança. Saia correndo para fugir dos próximos ataques de Red. Quando ele atirar um laser com os olhos, corra de um lado por um tempo e depois tente virar para correr para o outro lado. Ele vai encolher, então nessa hora surgirão foguetes na arena. Acenda-os com a baforada de fogo, mas faça isso e corra sempre para acertá-lo o máximo possível.

2ª parte: Repita a operação: destruir as bolas de espinho, correr para fugir dos ataques (agora ele soltará fogo no chão ao invés de laser dos olhos). Desta vez aparecerão transformadores no cenário. Acenda-os rapidamente desviando das bolas com espinho.

3ª parte: Repita a operação: destruir as bolas com espinho e correr (agora ele atirará foguetes: quando ele atirar do lado direito, corra para a esquerda e vice-versa). Desta vez aparecerão gnorcs no cenário. Procure um botão e dê uma cabeçada nele. Os gnorcs vão atacar Red. Ele vai repetir essa sequência até ser derrotado.