Logo após Crash Twinsanity, a Traveller’s Tales Oxford Studio iniciou o desenvolvimento de outro jogo de Crash Bandicoot, mas desta vez era um novo jogo de corrida, uma continuação direta de Twinsanity.
Este jogo envolveria carros personalizados para cada personagem, todos com o interessante truque de se fundir com outro carro. Mais tarde este projeto acabou sendo lançado pela Radical Entertainment, sob o nome de Crash Tag Team Racing.
Enquanto a TT-Oxford era originalmente responsável pela direção e desenvolvimento do jogo, a Vivendi Games logo substituiu a equipe pela Radical, e eles passaram a desenvolver o jogo em seu próprio estilo, que saiu um pouco diferente do que foi originalmente planejado para ser (pelo menos em termos de história e personagem). Curiosamente algo semelhante já havia acontecido anteriormente com a produtora, quando começou o desenvolvimento de Crash Nitro Kart.
A imagem no topo da publicação foi desenhada por Keith Webb (um dos principais artistas de Twinsanity) é a única arte conceitual revelada publicamente. Esta imagem de Evil Crash foi revelada antes do lançamento de Crash Tag Team Racing e apesar de Evil Crash não está presente no jogo de Radical, há uma skin chamada “Nega Crash” que faz Crash Bandicoot se parecer quase exatamente com ele.
Segundo Paul Gardner, que teve um grande papel no desenvolvimento de Crash Twinsanity, ele já tinha um enredo em mente para o jogo. Ele diz que ele seria ambientado na cabeça de Crash, com o resto da equipe de Crash viajando dentro do cérebro de Crash, com as pistas todas baseadas nos sonhos e memórias de Crash. Isso poderia ter algo a ver com o que acontece no final de Twinsanity.
Fonte: Crash Mania